Trens Metropolitanos: Equipes retiram 17 caminhões de lixo em pequeno trecho da Linha F

Somente em uma semana de trabalho 102 toneladas de lixo já foram retirados

qua, 23/07/2003 - 20h34 | Do Portal do Governo

Somente em uma semana de trabalho 102 toneladas de lixo (ou 17 caminhões com capacidade para seis metros cúbicos de detritos) já foram retirados do trecho entre a estação Engº. Goulart e a estação desativada de Engº Trindade, que ficam na Linha F (Brás-Calmon Viana), da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Sofá, vaso sanitário e colchão velhos constam dos variados tipos de entulhos recolhidos, entre os quais duas toneladas de material reciclável, plástico, doado à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Capuava. Essa quantidade de lixo foi encontrada e removida somente nos primeiros quilômetros entre essas estações.

Equipes da CPTM que trabalham na área, junto com a Frente de Trabalho do Governo do Estado, já desobstruíram aproximadamente 600 metros de canaletas, capinaram o mato, recolheram os detritos e pintaram 3.000 metros quadrados de muro.

Também na Linha D (Barra Funda-Rio Grande da Serra) a situação é semelhante. Entre as estações Mooca e Luz, uma montanha de lixo está sendo aglutinada para remoção. Segundo o coordenador dos trabalhos, o Engº Waldir Redondo, ainda serão necessários mais 30 dias para a conclusão, tal o volume de detritos encontrados.

Em ambas as linhas, as equipes fazem a capina do mato, a desobstrução das canaletas de drenagem de águas pluviais e retiram o entulho atirado para dentro dos limites da ferrovia, pelos próprios moradores lindeiros. Além disso, está prevista também a pintura do muro e o fechamento de passagens clandestinas.