Trens Metropolitanos: CPTM testa novo equipamento de vigilância na estação Brás

Novo equipamento ficará em testes durante 30 dias

qua, 19/05/2004 - 16h33 | Do Portal do Governo

Para destacar a presença dos seguranças entre os usuários nas plataformas, principalmente nos horários de pico, a Gerência de Segurança da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos  (CPTM) implantou, nesta semana, na Estação Brás, o uso do supedâneo.

O supedâneo é uma plataforma elevada do piso que permite ao segurança um campo de visão mais amplo, permitindo observar toda a movimentação na plataforma. Além disso, por estar em um patamar mais elevado, fica mais fácil de ser localizado pelos usuários.

O novo equipamento ficará em testes nas plataformas da estação Brás durante 30 dias, e será ocupado por um segurança durante toda a operação comercial das 4h ás 24 horas. Após esse período, a CPTM avaliará os resultados e a possível utilização do equipamento nas estações de maior movimento, como Luz e Barra Funda.

De acordo com Leopoldo Augusto Correa Filho, gerente de Segurança da CPTM, nos horários de pico, com a plataforma cheia, os agentes de segurança, por estarem no mesmo nível da plataforma, praticamente desapareciam no meio dos usuários. “A idéia de implantar o supedâneo surgiu com a intenção de destacar o segurança entre a multidão, para que ele pudesse ver e também ser visto”. Segundo o gerente, esse equipamento será  muito importante nas estações de grande porte, onde existe maior movimento de usuários.