Trens Metropolitanos: CPTM termina concretagem de saguão subterrâneo na Luz

Obras fazem parte da futura Linha Centro Branca da CPTM

seg, 26/05/2003 - 15h43 | Do Portal do Governo

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) terminou a concretagem dos 35% restantes da laje de cobertura do saguão subterrâneo II, no lado norte da gare da Estação da Luz (Praça da Luz). Os outros 75% desta laje já haviam sido concretados no ano passado.

Foram empregados 528 metros cúbicos de concreto, com o auxilio de duas bombas lançadoras. O material utilizado foi transportado por 75 caminhões betoneiras com capacidade para transportar 7 metros cúbicos de concreto por viagem.

Os trabalhos de armação das ferragens estavam sendo realizados por 35 profissionais desde o começo do mês. Neste serviço, foram utilizados aços com bitolas de 16, 20, 25 e 30 milímetros.

A laje de cobertura dos saguões subterrâneos que ficará sob as vias férreas terá 1 metro de espessura e poderá suportar a passagem simultânea de até quatro trens de até 36 toneladas por eixo, correspondente à carga máxima estabelecida por norma técnica.

Essas obras fazem parte da futura Linha Centro Branca da CPTM que, depois de pronta, ligará de mais rapidamente as regiões leste e oeste ao centro da cidade, além de proporcionar a integração gratuita com o Metrô, no bairro da Luz.