Trens Metropolitanos: CPTM implanta ‘Programa Jovem Cidadão’

Ojetivo é proporcionar a jovens estudantes do ensino médio a primeira experiência no mercado de trabalho

seg, 03/01/2005 - 20h09 | Do Portal do Governo

Ampliando suas iniciativas voltadas ao ‘emprego social’, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) implantou o programa ‘Jovem Cidadão – Meu Primeiro Trabalho’, uma parceria com a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) e a Secretaria Estadual da Educação, por meio da Fundação Estadual do Bem Estar do Menor (Febem).

O objetivo é proporcionar a jovens estudantes do ensino médio da rede pública, com idade de 16 a 21 anos, a primeira experiência no mercado de trabalho, e prepará-los para o exercício da cidadania.

O protocolo de intenções foi assinado em julho e o primeiro grupo teve 25 inscritos. Desse total, 15 foram indicados pela Sert e os outros dez selecionados entre internos da Febem.

Os jovens recebem bolsa auxílio, vale transporte, auxílio alimentação (meia cota), cesta básica e seguro de vida e acidentes pessoais (providenciado pela Sert), além de gratuidade da passagem no transporte ferroviário para uma rotina de trabalho de quatro horas diárias. O estágio tem a duração de seis meses, podendo ser prorrogado por mais seis.

Os estagiários foram designados para as áreas administrativas e de manutenção e receberam treinamento, desenvolvido pelo DRHT (Departamento de Recrutamento, Seleção e Treinamento), em que foram abordados temas como direitos, deveres e responsabilidades e ainda informática (curso básico), mecânica ou eletricidade e segurança do trabalho.

Em outubro, participaram do curso de ‘Comunicação e Escrita’, destinado a complementar o desenvolvimento intelectual e profissional dos estudantes e de ‘Metrologia’, que mostrou aos jovens o manuseio de instrumentos de pequeno porte para medição, de uso comum nas oficinas mecânicas.

A inclusão desses jovens indica a responsabilidade social e a participação da CPTM em projetos de humanização e acolhimento como é o programa ‘Jovem Cidadão’. A experiência foi muito satisfatória na avaliação do ano e, para 2005, o número de vagas poderá ser ampliado.