Trens Metropolitanos: CPTM e IFPPC assinam convênio para revitalizar Estrada de Ferro Perus-Pirapora

Objetivo é desenvolver pesquisas, estudos, planos e atividades diversas na ferrovia

ter, 12/11/2002 - 18h20 | Do Portal do Governo

Um convênio de cooperação técnica que prevê a revitalização da Estrada de Ferro Perus-Pirapora foi assinado nesta terça-feira, dia 12, entre a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e o Instituto de Ferrovias e Preservação do Patrimônio Cultural (IFPPC), com a anuência das Secretarias de Estado dos Transportes Metropolitanos e da Cultura.

A parceria tem como objetivo desenvolver pesquisas, estudos, planos e atividades diversas na ferrovia como por exemplo, a implantação de um trem turístico após a recuperação da via. Segundo o presidente do IFPPC, Edison da Cunha, dentro de seis meses o projeto deve estar pronto. ‘O material rodante está bem preservado. Já tem até um pequeno carro sendo recuperado’, revela Edison.

Para o secretário de Transportes Metropolitanos Jurandir Fernandes, a revitalização desta ferrovia é parte da preocupação do Governo do Estado, nas gestões Mario Covas e Geraldo Alckmin, no sentido de preservar e ampliar o sistema metroferroviário. Dentro dessa linha de atuação, foram realizados pesados investimentos desde 1995. ‘Foram, disse o secretário, aplicados R$ 8,3 bilhões de reais no sistema de transporte sobre trilhos. Foram ampliadas linhas, comprados 418 carros novos e construídas 22 novas estações de trem e metrô’.

Jurandir também ressaltou o aumento no nível de qualidade dos serviços prestados pela CPTM, que já é registrado pela população. ‘A CPTM tinha um nível de aceitação bom e ótimo de 13 %. Hoje, há linhas que chegam a 75%. É o caso do Expresso Leste e da Linha C’ – disse Jurandir Fernandes, acrescentando: ‘ao lado disso tudo, um pedaço da história está sendo recuperado.’ E aduziu: ‘As nossas gerações não merecem perder esse passado’, diz o secretário se referindo às ações do Estado no sentido de preservar a memória ferroviária.

Inaugurada em 1914 e cadastrada pelo CONDEPHAAT, a estrada de ferro Perus-Pirapora tem 21 quilômetros de via, com bitola de 60 centimetros, com seis paradas dentro do Parque Anhanguera, no bairro de Perus.

Também estiveram presentes na assinatura do convênio o presidente da CPTM, Oliver Hossepian, o secretário adjunto da Cultura Sérgio Barbour e o vice-presidente do IFPPC, José Roberto Maluf.