Trens Metropolitanos: CPTM comemora 11 anos

Companhia bateu seu recorde de passageiros transportados, prestando serviço para mais de 320 milhões de usuários

qua, 28/05/2003 - 16h31 | Do Portal do Governo

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) completa 11 anos de existência nesta quarta-feira, dia 28, comemorando recorde no transporte de passageiros, resultado dos US$ 1,3 bilhão investidos, desde 1995, pelo Governo do Estado de São Paulo para ampliar e melhorar os seus serviços.

Fundada em 28 de maio de 1992, a CPTM recebeu uma herança de mais de um século: 270 quilômetros de linhas que se encontravam sucateadas e precisavam de investimentos para atender a população com dignidade. Atualmente, a empresa conta com uma frota de quase 400 trens que transporta, em média, 1,18 milhão de usuários.

Em 2002, a companhia bateu seu recorde de passageiros transportados, prestando serviço a 322.685.274 milhões de usuários, contra 311,7 milhões do ano anterior.

Hoje, a CPTM possui linhas de padrão internacional. Um exemplo é o Expresso Leste, entre Brás e Guaianazes, que completou três anos de funcionamento ontem, dia 27. São 21,9 quilômetros percorridos em 27 minutos por modernos trens, fabricados na Espanha, dotados de ar-condicionado, bancos anatômicos e vidros com filtro solar. Anteriormente, o mesmo trajeto era feito em 40 minutos.

Outro investimento que também contribuiu para a melhoria da qualidade da prestação dos serviços foi a dinamização e modernização da Linha C (Osasco-Jurubatuba). Paralela à Marginal Pinheiros, essa linha de 24 Km de extensão recebeu sete novas estações, além da aquisição dos dez novos trens alemães Siemens de última geração. Essa obra integra o “Projeto Sul de Trens Metropolitanos de São Paulo”, que também inclui a construção da Linha 5 – Lilás, executada pela CPTM e hoje operada pelo Metrô.

A construção da Linha 5 foi concluída no prazo recorde de quatro anos a um custo de 67 milhões de dólares por quilômetro. De acordo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento, que financiou a obra, a CPTM teve uma excelente atuação, pois este valor se compara favoravelmente com custos de obras semelhantes, no país e no exterior, dado que há exemplos anteriores no Brasil e em outros países em que obras de semelhante qualidade chegaram a valores superiores a 200 milhões de dólares/km.

Em pleno andamento está o Projeto Integração Centro, que transformará a Estação da Luz no marco zero da metrópole. Essa obra agilizará a ligação das regiões leste e oeste da cidade, pelas seis linhas da CPTM, além da interligação dessas linhas com as do Metrô, no bairro da Luz. O sistema irá permitir viagens mais rápidas e uma transferência mais segura e confortável dos usuários, entre os trens metropolitanos da CPTM e as composições do Metrô.

Entre as principais prioridades do atual presidente, Mário Bandeira, que assumiu a CPTM no mês passado, está, além da entrega do Projeto Integração Centro, o Expresso Aeroporto que ligará o centro da cidade ao Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos. Essa obra ajudará na recuperação da Linha F (Brás – Calmon Viana), uma das mais carentes da empresa. Uma outra prioridade é a extensão do Expresso Leste até Suzano, que beneficiará os usuários da zona leste da Grande São Paulo.

Além das obras de infra-estrutura das seis linhas do sistema, que incluem a via permanente, equipamentos, frota e estações, a empresa também reforçou a segurança pública e operacional, modernizou sua gestão administrativa e investiu pesado no treinamento e aperfeiçoamento de seu corpo funcional.