Trens Metropolitanos: CPTM adota pregões para compra de material

Por esse sistema os contratos são firmados em até 10 dias

qui, 31/07/2003 - 17h26 | Do Portal do Governo

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) fecha o mês de julho com um total de oito pregões presenciais realizados para a compra de itens diversos, entre eles, equipamentos para material rodante, rede aérea e materiais de construção, aquisição de vergalhão de aço, gabião, escovas de carvão, cartucho para impressoras, acessórios para Nextel e até água.  

Os pregões vêm sendo realizados pela CPTM no intuito de agilizar, economizar e dar maior transparência às contratações de fornecedores de material. Por esse sistema os contratos são firmados em até 10 dias, enquanto nos trâmites normais chegam a demorar até 70 dias.

Os preços iniciais baseiam-se em pesquisas realizadas pela empresa no mercado e, a partir deles, começa a fase de lances verbais, na qual os concorrentes dão suas  ofertas. Somente produtos homologados pela área de engenharia da CPTM são aceitos.

Alguns dos últimos  pregões

Representantes de quatro empresas estiveram presentes ao pregão número 011/03, para a compra de 5.600 escovas de carvão. As peças são utilizadas como componentes de motor elétrico de material rodante, de três tipos diferentes, com entrega única no prazo de até 30 dias. Sairam vencedoras a Dilubri Comércio de Lubrificantes Ltda. e a Carbomec Indústria de Produtos Eletromecânicos Ltda.

Outro pregão realizado foi o 010/03 para o fornecimento de baterias e carregadores para aparelhos Nextel, bastante utilizados pela área de operação da CPTM, já que a ferrovia possui 270 quilômetros e a companhia está no ar as 24 horas do dia. A empresa contratada foi a Oluap Equipamentos Materiais Elétricos e Representações Ltda.

No pregão 034/03, para aquisição de material de construção, desde areia, pedra britada, cimento, tubos de pvc, telhas onduladas de fibra de vidro e mangueiras, nove empresas se candidataram. Os melhores preços foram oferecidos pela Fort Sam Comercial Ltda., a Sarpan Mineradora Ltda., a Serveng Civilsam S/A e a Aro Plus Indústria e Comércio Ltda.

Já o pregão 008/03 contou com a presença de representantes de quatro empresas que disputaram o fornecimento de fuso regulador para material rodante, garra giratória e puxador curvo para rede aérea.

Na compra de fuso regulador foi selecionada a Alpha Componentes Mecânicos Ltda. Já a empresa Klaussber Equipamentos Industriais Ltda. ofereceu o menor preço na venda de garras giratórias, e a Aro Plus Indústria e Comércio Ltda. no item puxador curvo.

Outras seis empresas disputaram o fornecimento de vergalhões de aço, do pregão 033/03. Saíram vencedoras a Araguaia Comercial de Ferro e Aço Ltda., além da Paladino Produtos Siderúrgicos Ltda. O prazo de entrega é de até cinco dias à partir da data de assinatura do contrato.