Trens: Estação Brás da CPTM recebe exposição sobre cotidiano da ferrovia paulista

Abertura da mostra será nesta terça-feira, dia 8

seg, 07/07/2003 - 10h00 | Do Portal do Governo

Da Assessoria de Imprensa da CPTM


‘Pelas Lentes de Elizeu Pires’ é a nova exposição que a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) inaugura nesta terça-feira, dia 8, na passarela da Estação Brás. A mostra reúne 90 fotos, fruto de 25 anos de trabalho e observação do cotidiano das linhas férreas, registrados por Elizeu Pires, funcionário da empresa.

A exposição traz momentos históricos como a reivindicação salarial dos ferroviários, a cantora Rita Lee, políticos e usuários que passaram pelas dependências da ferrovia. Personagens como o caricato barbeiro da Estação da Luz também foram lembrados, além de funcionários, trens e estações.

Entre os temas fotografados, a Vila de Paranapiacaba é o preferido do autor, que tem muitos casos pitorescos a contar. Um deles foi a oportunidade de fotografar o chamado túnel 4, na Serra do Mar, uma verdadeira aventura para quem conhece o local e precisa seguir até lá, a pé.

‘Tive de atravessar a ponte sobre o trecho da grota funda, que tem cerca de 800 metros de profundidade. Anexa às linhas, existem passagens formadas por placas de zinco para quem precisa realizar serviços de manutenção etc. Como muitas dessas placas estavam deterioradas fui obrigado a trabalhar rastejando, em alguns trechos, como os soldados na guerra, para diminuir os riscos de cair precipício abaixo’, lembra.

Elizeu Pires ingressou na ferrovia em 1975, pela Rede Ferroviária Federal, como Agente de Estação. Em 1977, foi transferido para a Assessoria de Relações Públicas da empresa, de onde só saiu em 1984, quando foi convidado a integrar a Assessoria de Comunicação Social, da então recém-criada Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), incorporada em 1994, pela CPTM, onde trabalha desde então.

(LRK)