Trens do Expresso Leste chegam à Estação da Luz

Alckmin entregou também obras que permitem acesso do Metrô à Estação da Luz

sáb, 08/11/2003 - 13h15 | Do Portal do Governo


A partir de segunda-feira, dia 10, os trens do Expresso Leste da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que atualmente circulam entre as estações Brás e Guaianazes, começam a chegar até a Estação Luz. A viagem inaugural no novo trecho foi feita pelo governador Geraldo Alckmin, neste sábado, dia 8.

A vinda desses trens até à Luz é mais uma etapa do Projeto Integração Centro, que ligará de uma maneira mais rápida as regiões Leste e Oeste ao Centro da cidade, além de proporcionar a integração direta com o Metrô. O Governo do Estado está investindo US$ 95,1 milhões no projeto, dos quais US$ 45 milhões são financiados pelo Banco Mundial (Bird) e US$ 50,1 milhões, recursos diretos do Tesouro.

‘É preciso investir menos no transporte individual e muito mais no transporte coletivo de alta capacidade e qualidade, como o Metrô, trem e corredor de ônibus, integrando ao mesmo tempo esses modais’, disse Alckmin.

O trecho entre Guaianazes e Brás foi implantado em maio de 2000. No novo trajeto, o Expresso Leste realizará a viagem entre Guaianazes e Luz em apenas 34 minutos, utilizando uma frota de trens espanhóis com ar-condicionado, bancos anatômicos e vidros resistentes com filtro solar. A previsão é que sejam beneficiados 180 mil usuários por dia.

Para o governador, a população da Zona Leste vai economizar tempo e ganhar qualidade de vida. ‘Podem sair direto para a Pinacoteca, a Sala São Paulo e o Jardim da Luz, podendo desfrutar do lazer e da cultura.’

O padre Rosalvino Morán Vinayo, líder comunitário da Zona Leste, disse que o Projeto Integração Centro vai mudar a cara de São Paulo. ‘É a concretização do sonho de integrar a periferia com o centro. É mais rapidez, segurança e dignidade.’

Em breve, o Expresso Leste será estendido até a estação Barra Funda, ampliando a mobilidade da população, que poderá transpor a Região Metropolitana de São Paulo numa extensão contínua de 90 quilômetros. Isso porque o projeto possibilitará a ligação física entre as seis linhas da CPTM e três linhas do Metrô (além da futura Linha 4 Amarela).

Interligação das estações Luz do Metrô e da CPTM

Após inaugurar o novo trecho do Expresso Leste, com extensão de 2,5 quilômetros, e a remodelação da Estação Brás, Alckmin vistoriou e entregou à população um trecho da rua Mauá, no entorno da Estação da Luz. A rua estava interditada desde junho de 2001, quando começou a construção do principal acesso subterrâneo de ligação das linhas da CPTM com o Metrô.

As obras permitirão o acesso direto dos usuários provenientes do Metrô para a estação da CPTM, além de racionalizar a circulação dos usuários dentro da estação da Luz. A conclusão das obras, incluindo o acesso subterrâneo entre as estações da Luz da CPTM e do Metrô, está prevista para junho de 2004, beneficiando 300 mil usuários por dia.

Futuramente, com a construção da linha 4 do Metrô, a estação da Luz será o mais importante ponto de integração entre os sistemas da CPTM e do Metrô.

O governador disse que o transporte sobre trilhos na Grande São Paulo está em pleno crescimento. ‘Na última quinta-feira, batemos o recorde de 1,3 milhão de passageiros por dia. Somado aos passageiros atendidos pelo Metrô, vamos chegar a quase 4 milhões por dia.’

A restauração da estação, juntamente com a do prédio, pela Fundação Roberto Marinho, contribui para a revitalização do centro histórico da Capital, pois recuperam um dos marcos da cidade de São Paulo. A Estação da Luz terá saguões subterrâneos, dimensionados para um fluxo de até 500 mil usuários do Metrô e da CPTM, em contraponto aos atuais 100 mil usuários por dia.

Takao Miyagui