Trens: CPTM fechará o ano com 75 mil metros de fios da rede aérea trocados

nd

qua, 21/11/2001 - 17h36 | Do Portal do Governo

Desde agosto deste ano, mais de 55 mil metros de fio trolley, que conduz energia elétrica para os trens, já foram trocados nas seis linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM -, empresa da Secretaria dos Transportes Metropolitanos. O objetivo é atualizar a manutenção da rede aérea e garantir a operação comercial.

A substituição dos fios faz parte da programação de manutenção preventiva da CPTM que ainda prevê, até o final do ano, a troca de mais 20 mil metros. Os trabalhos atingiram até o momento, 12 mil metros nas linhas A (Brás – Francisco Morato) e D (Barra Funda – Rio Grande da Serra), 15 mil nas linhas E (Brás – Estudantes) e F (Brás – Calmon Viana) e igual quantidade, 21 mil metros, nas linhas B (Júlio Prestes – Itapevi) e C (Osasco – Jurubatuba).

O atrito dos fios com os pantógrafos dos trens provoca seu desgaste e, por isso, a substituição é realizada periodicamente. Hoje, mais de 120 homens, distribuídos em equipes de 21, executam o serviço ao longo dos 270 quilômetros de vias da CPTM, ou 600 quilômetros se incluirmos as vias de ida e volta, os pátios e oficinas.

Para não trazer transtornos aos usuários, os serviços estão sendo realizados durante a madrugada, fora do horário da operação comercial, entre a 1h00 e 3h30, e também nos finais de semana, quando a demanda de passageiros é menor.

O custo previsto para a manutenção preventiva e corretiva é de aproximadamente R$ 4 milhões por ano para cada linha do sistema.

Visite o site da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.