Trens alemães da CPTM já estão em operação

Composições importadas vão circular entre Osasco e Jurubatuba

seg, 24/12/2001 - 14h01 | Do Portal do Governo


Composições importadas vão circular entre Osasco e Jurubatuba

Um dos transportes mais antigos da cidade vem sendo revitalizado pela atual gestão. Com a entrega dos seis trens alemães, realizada nesta segunda-feira, dia 24, pelo governador Geraldo Alckmin, a população da Capital e Grande São Paulo já pode se locomover com mais conforto e rapidez. As novas unidades estão circulando na Linha C (trecho entre Osasco e Jurubatuba) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.

Por meio de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID – , o Governo do Estado investiu US$ 70 milhões na aquisição dos 10 novos trens. Os outros quatro estão em fase de testes, circulando sem passageiros, e deverão entrar em operação em janeiro de 2002. Com a entrega de hoje, os seis trens estarão transportando 5.400 pessoas/dia. Já as quatro composições transportarão 3.520 pessoas/dia.

Cada trem é composto de quatro carros, totalizando 80 metros, com capacidade para transportar 880 passageiros. A velocidade máxima que as composições podem alcançar é de 90 km/h. Os vidros das janelas são dotados de película de filtro solar, possuem sistema de som ambiente estereofônico, iluminação interna indireta com lâmpadas fluorescentes de alto índice de luminosidade, nível de ruído interno de, no máximo, 75 decibéis, sistema de ar-condicionado independente em cada carro e um sistema inédito de detecção que paralisa o veículo ao menor sinal de descarrilamento.

Os carros são de aço inoxidável e foram montados na Eslovênia, país da Europa Oriental. Os funcionários da CPTM que irão operar esses veículos também já vêm recebendo treinamento com monitoramento da Siemens, empresa fornecedora de todos os componentes elétricos dos trens. Os quatro trens restantes ainda estão em testes, circulando sem passageiros, em trechos da via permanente da CPTM.

O governador percorreu de trem o trecho entre as estações Santo Amaro e Osasco. Conversou com os passageiros e constatou que eles estavam satisfeitos com os novos trens, porém, pediram que seja diminuído o intervalo de espera entre as composições. ‘Antes era de 15 minutos. Hoje é de 6 e nós pretendemos chegar a 3 minutos. Quando chegarmos a este tempo, será o mesmo de metrô de superfície’, comparou. Alckmin afirmou que os novos trens alemães representam um reforço para a futura Linha 5, que ligará Capão Redondo, Campo Limpo, Vila das Belezas, Giovani Gronchi, até o Largo 13 em Santo Amaro. ‘A Linha 5 vai transportar 350 mil passageiros/dia e se integrará à Linha Osasco/Jurubatuba’, informou.

A doméstica Marinalva de Souza, 41 anos, aprovou o trem alemão. ‘É limpo, bem iluminado e o banco é macio’. Ela utiliza este meio de transporte todos os dias para se deslocar de Osasco até a estação Berrini com destino ao seu local de trabalho.

Sindicância

Sobre o acidente envolvendo dois trens da CPTM, na linha F, que liga a estação Brás a Calmon Viana, no município de Poá, Grande São Paulo, Alckmin disse que conversou com o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e acredita que dentro de poucos dias já terá o resultado da sindicância. ‘Eu estive no local. Foi muito triste. As hipóteses são duas: ou falha humana (passagem com o sinaleiro vermelho) ou falha mecânica (tentativa frustrada de parar o trem)’.

Valéria Cintra