Trem turístico entre São Paulo e Jundiaí terá passeios mensais

Projeto foi criado em parceria entre a CPTM e Secretaria estadual da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento e Turismo

ter, 23/09/2003 - 11h37 | Do Portal do Governo

Depois de um bem sucedido passeio experimental em abril, o projeto Trem Turístico foi lançado oficialmente neste domingo, dia 21, e vai ser realizado todo terceiro domingo de cada mês entre São Paulo e Jundiaí pelo Departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Jundiaí.

O projeto foi criado em parceria entre a CPTM (Cia Metropolitana de Transportes Urbanos) e Secretaria estadual da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo.

Há dois roteiros programados em ambos os sentidos. O trem parte da Estação Barra Funda, em São Paulo, às 9 horas, com previsão de chegada em Jundiaí, às 10 horas. Os passageiros são recepcionados pelo Coral Itália Canta e Quinteto I Cantante Di Itália.

Dali, os passageiros seguem em ônibus de turismo para um passeio pela Matriz Nossa Senhora da Conceição de Vila Arens, museus, fazendas históricas, indústrias de bebidas, adegas e plantações de frutas. O retorno de trem a São Paulo será às 18 horas. Esse roteiro custa R$ 78,00 e inclui, além do transporte em trem e ônibus, os ingressos, almoço, café da tarde e guia acompanhante.

Enquanto os visitantes da Capital percorrem o roteiro em Jundiaí, um outro grupo fará o caminho inverso, embarcando no trem às 11h30 com destino ao Memorial do Imigrante, em São Paulo. O custo é de R$ 25,00, com direito a ingresso no Memorial e passeio em uma locomotiva histórica (Maria Fumaça). O embarque para retorno será às 16 horas.

A assessora de Turismo da Secretaria Municipal, Lurdes Dorta, explica que a idéia de promover um passeio nos dois sentidos beneficia o público das duas cidades, aproveitando o mesmo trem, que de outra forma ficaria boa parte do dia parado. O trem, aliás, é uma atração à parte.

A composição é formada por seis vagões espanhóis, com ar- condicionado. No caminho entre São Paulo e Jundiaí, monitores do Circuito das Frutas irão transmitir aos passageiros detalhes sobre os pontos a serem visitados em Jundiaí, bem como aspectos da imigração italiana e a história da ferrovia.

‘Nossos objetivos, além de fomentar o turismo, são preservar o patrimônio histórico e cultural, estimular negócios e gerar empregos e renda’, observa Lurdes. O projeto, avisa, está aberto a outros parceiros.

Mais informações e reservas pelo telefone (0xx11)4586-8567, de segunda a sexta, das 10 às 18 horas, ou com a Prefeitura do Município de Jundiaí pelos telefones (0xx11)4589-8447/4589-8448.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Economico e Turismo

V.C.