Treinamento: Metrô realiza simulado de incêndio na estação Guilhermina-Esperança

Será nesta quarta-feira, dia 24

qua, 24/08/2005 - 19h58 | Do Portal do Governo

O Metrô realizará nesta quarta-feira, dia 24, às 10h45, o terceiro simulado de incêndio e salvamento deste ano e o 26o em conjunto com os bombeiros. O exercício preventivo acontece na estação Guilhermina-Esperança, da linha 3/ Vermelha, que opera de Corinthians/Itaquera até a estação Barra Funda.

O simulado terá a participação da Brigada de Emergência do Metrô, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. Será simulado um princípio de incêndio no circuito elétrico do 2o carro, quando o trem estiver entre as estações Vila Matilde e Guilhermina-Esperança.

Roteiro do Simulado

De acordo com o roteiro, às 10h45, o trem chega em Gulhermina- Esperança. A fumaça simuladora do incêndio será gerada por uma máquina portátil, no interior do carro, e com a abertura das portas na estação Guilhermina- Esperança, a fumaça sairá pela região leste da plataforma da via no sentido da estação Corinthians/Itaquera.

No momento da ocorrência, o Centro de Controle Operacional do Metrô desenergizará a via durante cerca de seis minutos, das 10h45 às 10h51, quando a via será reenergizada e o trem recolhido.

Como parte da simulação, um dos cinco figurantes presentes no interior do 2o carro encenará que sofreu queimaduras e asfixiamento e será atendido pelos bombeiros. Os demais quatro figurantes simularão mal-súbito e serão atendidos pelos agentes de segurança.

Já os funcionários da estação Guilhermina-Esperança, após a constatação do princípio de incêndio, deverão reunir a sua Brigada de Emergência para tomar algumas medidas, entre elas, a emissão de mensagens sonoras para os usuários e o fechamento da linha de bloqueios da estação por alguns instantes.

A previsão é que o exercício dure cerca de dez minutos. Logo após a realização do simulado, o Metrô e o Corpo de Bombeiros avaliarão o exercício realizado.

Antes do início do simulado, os usuários serão informados sobre o treinamento por meio do sistema de som de todas as 52 estações do sistema metroviário e nos trens em circulação, além de cartazes, faixas e banners.

Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô
C.A.