Treinamento: Defesa Civil realiza simulado de acidente de trânsito em Franca

Será nesta quinta-feira, dia 23

seg, 20/10/2003 - 18h00 | Do Portal do Governo

A Defesa Civil do Estado, a Coordenadoria Regional de Franca e a Defesa Civil do Município de Franca realizam na próxima quinta-feira, dia 23, às 10h , em Franca, exercício simulado de acidente de trânsito envolvendo transporte coletivo e veículos de passeio, com 30 ‘vítimas’, 5 delas ‘fatais’.

Será próximo ao Pontilhão da Vila São Sebastião onde estarão equipes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Militar, Exército (Tiro de Guerra), Concessionária Autovias, Secretaria Municipal da Saúde, ambulâncias da ProntoMed, hospital UNIMED, Universidade de Franca, Guarda Civil e serviços públicos municipais, de forma geral.

O objetivo é a integração e aperfeiçoamento do tempo resposta dos órgãos que atendem às emergências na região de Franca, além de preparar a comunidade para prevenir e enfrentar, com maior segurança, desastres que possam ocorrer na região, como os acidentes rodoviários, responsáveis por várias mortes, feridos e grandes prejuízos.

Infelizmente, acidentes anteriores na região demonstram a necessidade de um ágil sistema de atendimento às emergências. Em 2001, 19 trabalhadores ficaram feridos após o tombamento de um caminhão na Serra das Goiabas, em Cristais Paulista; em 2002, um ônibus que transportava 48 universitários de Franca tombou em Rifaina, causando a morte de 21 pessoas; e este ano, houve novo grave acidente, o tombamento de ônibus com trabalhadores de usina da região em Patrocínio Paulista, deixando 22 vítimas feridas.

Além disso o simulado tem o objetivo de sensibilização das autoridades municipais para a importância de existir um sistema local de Defesa Civil, preparado para o enfrentamento de eventos adversos que possam ocorrer na região.

Atualmente, dos 645 municípios de Estado, 575 Comissão Municipal de Defesa Civil – COMDEC estruturada. Dos 23 municípios da região de Franca, 16 já possuem equipes municipais de Defesa Civil (69% do total) e encontram-se em melhores condições para o enfrentamento dos desastres.

Divisão de Comunicação Social da Defesa Civil do Estado
C.A.