Trechos da entrevista coletiva do governador Geraldo Alckmin após assistir ao desfile cívico militar

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sex, 07/09/2001 - 15h48 | Do Portal do Governo

Segurança Pública

Repórter – Como o senhor vê essa onda de sequestros no Estado de São Paulo?

Alckmin – Nós vamos combate-la duramente. Criamos esta semana mais duas delegacias anti-sequestro em São Paulo; três delegacias anti-sequestro no Interior, Campinas, Santos, São José dos Campos e mais quatro grupos anti-sequestro em Sorocaba, São José do Rio Preto e Marília. Então, vai ser um trabalho duro. E da mesma maneira que reduzimos os índices de roubo à carga, furto e roubo de veículo e latrocínio, tenho certeza de que, com o trabalho sério da polícia, também vamos enfrentar esse desafio.

Linha 5 do Metrô

Repórter – O senhor vai dia 22 para Washington buscar US$ 1 bilhão para financiamento da ampliação da Linha 5 do Metrô. Por outro lado, a Assembléia Legislativa se movimenta já questionando irregularidades nessa obra. Como é que o senhor avalia essa movimentação na Assembléia e qual a sua expectativa com a viagem?

Alckmin – São duas questões. Primeiro, eu acho que a Assembléia Legislativa deve chamar o secretário dos Transportes Metropolitanos e o presidente da CPTM para prestar todos os esclarecimentos. O Governo não tem absolutamente nada que não possa ser tornado público, apresentado. A Linha 5 do Metrô é obra das mais importantes do Governo. Fazia mais de 18 anos que o Estado de São Paulo não começava uma linha nova de Metrô. A Linha 5 ficará numa região importante sob o ponto de vista social, região mais carente, ligando Capão Redondo, Campo Limpo, Vila das Belezas, Giovanni Gronchi, Santo Amaro, até o Largo 13. Uma grande obra, ela vai transportar 400 mil passageiros por dia. Mas o importante é que ela seja ligada com a Linha Norte/Sul, com a Estação de Santa Cruz, depois Chácara Klabin. Aí ela passará a transportar um milhão de passageiros por dia. Então, eu estou indo à Washington, dia 22, para ir ao BID, porque o BID está financiando a Linha 5, a primeira fase, e nós queremos que ele financie a continuação da Linha 5 até integrar com a Linha Norte/Sul, que é a Estação Santa Cruz. E também no BID vamos discutir a fábrica de cultura, ou seja, o Projeto Guri para toda a periferia. E a segunda fase da modernização da Secretaria da Fazenda, para combater a sonegação. São Paulo não aumenta imposto. Reduz imposto. Mas trabalha no sentido de combater a sonegação. E vou ao Bird, o Banco Mundial, para tratar da Linha 4 do Metrô, que é a linha que vai de Luz até a Vila Sônia.

Repórter – É um bilhão no BID e no Bird quanto?

Alckmin – Tudo isso vai depender de orçamento, concorrência pública. Mas não são obras baratas. A Linha 4 do Metrô é a maior de todas. É a chamada Linha da Integração. Ela é superior a dois bilhões, mas ela pode ser feita em duas fases.

Repórter – São quantos quilômetros?

Alckmin – Em torno de nove ou dez quilômetros.