Trechos da entrevista coletiva do governador Geraldo Alckmin após assinatura de contrato para despol

nd

sex, 07/12/2001 - 16h04 | Do Portal do Governo

Rio Pinheiros

Repórter – Como é esse processo de flotação? Dentro de um ano a gente vai ter água limpa em um pequeno trecho do rio? É possível e já está certo que a Petrobrás vai estar colaborando para a limpeza de todo o Rio?

Alckmin – Esse processo começa agora em janeiro. Acho que até em menos de um ano, em oito meses, nós já devemos ver os frutos. Na primeira fase, os investimentos são de R$ 42 milhões e engloba 6 quilômetros do Rio, vai até o centro empresarial mais ou menos. Isso deve possibilitar um bombeamento de 10 m³ por segundo e uma geração de energia elétrica em Henry Borden de 59 megawatts. Metade dos recursos da Emae e metade da Petrobrás. A Emae é estatal e a Petrobrás federal. Indo bem, vai-se para a segunda fase, que é todo o Rio Pinheiros. E ai serão 50 m³ por segundo e uma geração de energia 280 megawatts. Nós estávamos em um circulo vicioso, rio poluído, represa Billings poluída, não se trata o esgoto por falta de recursos, não se gera a energia porque não pode bombear. Essa era a situação. Começamos o círculo virtuoso. Tratamos o esgoto e o dinheiro que vai gerar a energia elétrica paga o tratamento do esgoto. Com isso, se despolui o rio e melhora a qualidade da água da Billings, além de gerar energia na Henry Borden, aqui em São Paulo, o que é importante. Quando estiver produzindo 280 megawatts equivale a uma cidade de 800 mil pessoas, melhora o abastecimento de água na Baixada, tira a cunha salina do Rio Cubatão, que está comprometendo o Polo Petroquímico. São benefícios múltiplos. O que se deseja na primeira fase é a classe 2 do Rio Pinheiros, que hoje é classe 4, um rio morto. A classe 2 não é água potável, mas já é um rio com água oxigenada. Um rio que tem peixe, melhora muito a transparência da água, fica um aquário. Hoje é uma água preta, parece piche.

Repórter – E essa qualidade da água que vai ser jogada na Billings?

Alckmin – Ela só será bombeada se atingir a classe 2. Se não atingir, não haverá bombeamento. A água da Billings é classe 2. Agora, quando tem ameaça de enchente as duas elevatórias, de Traição e de Pedreira, bombeiam a água do jeito que está, infelizmente. A Constituição Paulista 1989 proibiu o bombeamento sem o tratamento de esgoto. Só que ainda hoje, quando há risco de enchente, é bombeado. Só terá o bombeamento se atingir a classe 2 e nós vamos atingir, tudo indica que sim. E vai melhorar o Tietê também. Porque essa água classe 4 vai embora pelo Tietê e isso vai diminuir a espuma lá em Pirapora do Bom Jesus. Isso vai melhorar Barra Bonita. Vai melhorar todo o Tietê.

Repórter – Isso vai demorar quanto tempo?

Alckmin – Essa primeira fase, esse primeiros seis quilômetros, vai levar oito meses, começando em janeiro. Se correr tudo bem, atingiu classe 2 pode bombear. Você faz a segunda fase, porque no recurso não há razão para demorar mais do que outros oito meses. Vale a pena verificar a experiência no Córrego do Sapateiro, no Parque do Ibirapuera. Ele era totalmente poluído, foi feita a flotação e houve uma recuperação de 96%.

Repórter – Há um projeto mais amplo para no futuro melhorar a saúde da população?

Alckmin – O projeto mais amplo é o Tietê 2, que é por financiamento do Banco Mundial. Essa primeira fase do projeto concluiu as estações de tratamento de esgoto. Nós temos quatro estações de tratamento de esgoto infelizmente operando com ociosidade. São Parque Novo Mundo, São Miguel Paulista, Heliópolis e Barueri. Estão operando com ociosidade porque o esgoto não chegou até lá. Agora, essa segunda fase do Tietê vai captar o esgoto e fazer 1.700 quilômetros de rede para poder tirar o esgoto das casas que vai por ligações clandestinas e colocar dentro do emissário e dentro das estações de tratamento. A Sabesp está concluindo a concorrência pública, que é internacional, e depois de pronta nós devemos ter dois ou três anos de obras.

ICMS

Repórter – Com relação ao mês de Natal… Nos últimos 15 dias nós tivemos um aumento nas vendas. Isso já está sendo registrado no aumento da arrecadação do ICMS?

Alckmin – O ICMS retrata mais a atividade industrial. Graças a Deus está indo bem o Natal. Está havendo mais vendas, a economia se aquecendo, pessoas se empregando. Isso é bom, mas só reflete daqui a uns 60 dias quando o estoque que está sendo vendido vai ser reposto. Então ainda não deu para perceber esse ganho, mas devemos ver o resultado em fevereiro.

Rio Pinheiros

Repórter– Sobre o projeto, a população poderá usufruir dessa água tratada, novamente beber e tomar banho no rio?

Alckmin – A classe 2 não é uma água potável. O que se deseja nessa primeira fase é passar da classe 4 – que é esse rio sem vida – para a classe 2 – que é um rio com peixes e translúcido, mas ainda não é uma água potável.

Repórter – O senhor disse que, se a primeira fase der certo, passa-se para a segunda fase. Existe chance de dar errado?

Alckmin – Com certeza a água vai melhorar, mas só vai ser bombeada se atingir a classe 2 e tem um nível de exigência técnica. Enquanto não atingir a classe 2, não bombeia. A hora que chegar, bombeia.