Trechos da entrevista coletiva concedida pelo governado Alckmin, nesta segunda, dia 3, após inaugura

Parte Final

seg, 03/09/2001 - 18h17 | Do Portal do Governo

Parte Final

Segurança Pública

Repórter – O prédio da Polícia Militar aqui em Jacareí está instalado de forma improvisada, numa antiga creche. Há planos para mudar isso? E outra coisa, o senhor citou dados, mas a gente sabe que a Secretaria de Segurança camufla muitos dados.
No ano passado foram contabilizados 83 homicídios, sendo que na verdade aconteceram mais de 100. A Secretaria faz o seguinte: contabiliza um por boletim de ocorrência. No caso da chacina do ano passado, contabilizou como um caso de homicídio, sendo que morreram 11 pessoas.

Alckmin – Essa hipótese não existe. Não é possível morrerem 11 pessoas e você contar um homicídio. Você conta um evento, um fato, mas na realidade morreram 11 pessoas. Vou dar um exemplo: a questão das cadeias. No ano passado teve um evento de fuga de presos. Só que fugiram 36 presos, está escrito isso, nada camuflado, tudo transparente, passado.
Este ano houve uma fuga, um preso fugiu. Não temos nada a esconder. Estou dando aqui números que são bons, que mostram que os índice estão caindo. E, infelizmente, estou dando também números que não são bons, que pioraram, por uma série de fatores. O Governo não camufla nenhum número, os números são públicos, transparentes, tem coisa que melhorou e tem coisa que piorou.

Repórter – Bem, e quanto ao prédio da PM?

Alckmin – A Secretaria da Segurança Pública procura estabelecer as prioridades, não é o governador. Essa é uma decisão técnica. E o que a Secretaria tem priorizado? Primeiro, os recursos humanos: aumentar o efetivo tanto da Polícia Civil como da Polícia Militar. Segundo, a estratégia: integrar a companhia da PM com o distrito da Polícia Civil. Terceiro, equipamento para o policial: armamento, colete à prova de bala, rádio, comunicação.
Quarto, carro, resgate, helicóptero. Quinto, informática. Vamos ter, até o começo do ano que vem, o Info-Crim, que vai permitir o estudo do geo-refenciamento. Você vai ter, por exemplo em Jacareí, à disposição inclusive da Prefeitura, todas as informações, bairro por bairro, do índice de criminalidade, quem comete, escolaridade, idade, sexo, tipo de crime. Prédio não é prioridade absoluta, você pode alugar prédio. Prédio importante é cadeia, é fazer presídio, penitenciária, para você não ter excesso de presos, fuga e rebelião. Dentre as escalas de prioridade… os policiais é que fazem essas prioridades, eles que são especialistas, são profissionais. Prioridade em termos de prédio é fazer Centro de Detenção Provisória e tirar excesso de presos nas cadeias e diminuir fugas e rebeliões.

Educação

Repórter – Foi assinado durante a cerimônia um protocolo de intenções para se construir uma escola aqui na cidade, no bairro Terras de São João. Temos a informação que não há interesse, por parte dos próprios moradores da região, que essa escola seja construída naquele local. Poderia ser construída em outro local, que pudesse atender melhor a população. Existe a possibilidade dessa escola ser mudada?

Alckmin – Existe. O Governo atende a comunidade. Esse é um estudo técnico da Divisão Regional de Ensino. Ela detectou que nessa região falta escola, aliás, falta muita vaga. Não é uma escola pequena, tem 12 salas de aula, uma das maiores escolas que o Governo faz. E está fazendo porque o aluno corre o risco de ficar sem vagas na escola. Se houver uma localização melhor, não tem problema nenhum mudar. Só que isso tem que ser feito rapidamente para a gente não demorar na licitação da obra. Se alguém tiver uma sugestão de local melhor, não há problema.
Aliás, além dessa escola nova, amanhã vamos assinar uma autorização para reforma de oito escolas, só em Jacareí. E isso está ocorrendo em todo o Estado de São Paulo. É o maior plano de obras na história do Estado de São Paulo em termos de novas escolas, ampliação das escolas, substituição de escolas de madeirite por escolas de alvenaria e reforma de prédio escolar.