Trechos da entrevista coletiva concedida pelo governado Alckmin, nesta segunda, dia 3, após inaugura

Parte I

seg, 03/09/2001 - 17h35 | Do Portal do Governo

Parte I

Participação da comunidade

Repórter – Governador, como o senhor vê a participação da comunidade junto com os governos federal, estadual e municipal?

Alckmin – Eu acho que aqui o hospital São Francisco é um bom exemplo de que se nós somarmos os esforços do governo Federal, do governo do Estado, das prefeituras municipais e principalmente da comunidade, obstáculos que parecem intransponíveis vão sendo vencidos. O Hospital São Francisco nasceu com essa concepção e é um exemplo do trabalho voluntário de centenas de pessoas. Há um Centro de Terapia Intensiva muito bem feito sob o ponto de vista físico, muito bem equipado. E agora já se parte para o segundo trabalho, que é a construção e reforma de equipamentos para todo o Centro Cirúrgico e o Centro Obstétrico.

Delegacias anti-seqüestro

Repórter – Mudando um pouco de assunto, governador. A Delegacia Anti-seqüestro de São José dos Campos, como vai funcionar, por que o município foi escolhido?

Alckmin – Nós vimos nos últimos meses a redução de vários índices de criminalidade, como latrocínio – que é roubo seguido de morte -, furto de carros, roubo de carros, roubo a bancos. Mas, infelizmente, aumentou a questão do seqüestro. Então, estamos fazendo um reforço muito grande. Na cidade de São Paulo teremos três delegacias anti-sequestro e, no Interior, demos prioridade ao Vale do Paraíba – uma delegacia equipada, estruturada, aqui em São José dos Campos -, além de Campinas e Santos. É uma decisão técnica, pela população muito numerosa e pelos fatos que ocorreram também nessas regiões.

Febem

Repórter – E a questão da unidade da Febem aqui na região?

Alckmin – Estaremos inaugurando neste mês de setembro uma unidade em Sorocaba. E, depois de amanhã, uma unidade em Marília, outra das 17 que o Governo vem construindo, procurando descentralizar, com unidades pequenas, no máximo com 72 menores, perto da família, uma agenda educativa. Infelizmente, no caso aqui da região, não conseguimos o terreno. Foi localizado um terreno, os moradores não quiseram, depois foi localizado outro, a Câmara não aprovou. Imediatamente acertado o terreno, nós faremos a Febem aqui na região.

Programa de Arrendamento Residencial

Repórter – Logo mais à tarde o senhor vai assinar a extensão do Programa de Arrendamento Residencial. Quantas casas o Vale do Paraíba vai receber e quais as cidades que vão estar recebendo essa extensão?

Alckmin – O programa é da Caixa Econômica Federal e era limitado apenas à Região Metropolitana de São Paulo, e agora ele é estendido para o Interior de São Paulo. A Caixa Econômica financia o setor privado para que ele faça algum programa de habitação em que a pessoa paga uma espécie de um aluguel, e depois de determinado tempo passa a ser dona da casa. Esse estudo de número de unidades e das cidades onde isso vai ser feito, só depois da assinatura de hoje.

Segurança Pública

Repórter – Uma das questões aqui em Jacareí é o fato do senhor contar com um efetivo policial muito baixo: um policial para cada 957 pessoas, segundo o Conseg. O ideal, segundo a Polícia Militar, seria um policial para cada 250 pessoas. O senhor tem planos para que o efetivo de Jacareí aumente?

Alckmin – Jacareí tinha, em fevereiro deste ano, 290 policiais, aí somados policiais civis e militares. Hoje tem 324. Então houve um aumento de 34 policiais. Certamente não é o ideal, mas já aumentou o reforço policial. No último concurso, agora, vieram mais um delegado, mais quatro investigadores e mais um carcereiro. E nós poderemos aumentar ainda mais rapidamente o efetivo, com a nomeação de guardas de muralha.
A Assembléia Legislativa aprovou um projeto de lei autorizando abrir quatro mil empregos, quatro mil cargos de agente especial penitenciário. Toda a muralha das penitenciárias é feita por policiais militares. Contratando os agentes especiais penitenciários, nós vamos liberar esses policiais militares para as ruas, para policiamento ostensivo e preventivo. E Jacareí é uma dessas cidades prioritárias para receber os policiais militares.

Repórter – Jacareí foi uma das primeiras cidades a pedir inclusão no Plano Nacional de Segurança e isso não aconteceu. A cidade continua pedindo essa inclusão. Qual a participação do Governo de São Paulo para que Jacareí seja incluído?

Alckmin – O plano, como o nome diz, é nacional. Mas poderemos desempenhar sim, junto ao Ministério da Justiça, para que Jacareí tenha prioridade. Os índices aqui de Jacareí, alguns melhoraram, outros pioraram. Por exemplo, houve uma piora na questão do homicídio doloso. Tivemos no ano passado, 38 homicídios dolosos, no primeiro semestre, esse ano tivemos 47. Houve uma melhora significativa em casos de roubos: no primeiro semestre do ano passado 951 casos, este ano 550, quase a metade. Houve uma pequena piora no furto. No mesmo período do ano passado, tivemos 831 casos. Este ano, 933. Houve uma pequena melhora em furto de veículos: no ano passado 369, este ano 272. Teve melhora também em roubo de veículos. No ano passado, 139, este ano, 127. Aliás, no Estado todo diminuiu o roubo e furto de veículos. As seguradoras estão vendo até a hipótese de diminuir o valor do seguro. Vamos continuar trabalhando firmemente, nomeando mais policiais, treinando melhor os policiais integrando mais a Policia Militar com a Polícia Civil. E vai ficar pronto agora, até novembro, mais um Centro de Detenção Provisória, em Taubaté. Essa unidade vai tirar o excesso de presos das cadeias. Como é o caso aqui de Jacareí. E o cadeião de São José dos Campos, lá de Putim, vai passar para a Secretaria de Administração Penitenciária, vai ser um Centro de Detenção Provisória. E isso vai liberar dezenas de carcereiros, delegados, investigadores para atender melhor a região. Temos então várias medidas em andamento para poder atender a segurança pública na região.

Região Metropolitana

Repórter – E sobre a criação de uma Região Metropolitana no Vale do Paraíba?

Alckmin – Nós estamos estudando todo o Estado. A Secretaria do Planejamento tem estudado isso. Há três níveis de região: região metropolitana, aglomerado urbano e micro-região. Região Metropolitana é por exemplo, São José dos Campos e Jacareí, porque elas estão conurbadas, emendaram praticamente. Agora, o Vale do Paraíba, não tem essa conurbação, você tem espaços vazios. Então, um estudo técnico preliminar diz que aqui seria um aglomerado urbano, que também terá um Conselho para o desenvolvimento da região. O Governo também colocará recursos de investimentos na região, também terá planejamento estratégico regional. E ai é uma questão estritamente técnica, acho que até o final desse mês os estudos estarão concluídos. Aliás, em todo o Estado, e o Vale do Paraíba será um dos primeiros a ser contemplado.