Trechos da coletiva do governador Alckmin após lançamento nacional do Programa Esporte na Escola

Parte Final

seg, 06/08/2001 - 16h50 | Do Portal do Governo

Convênio Habitacional: Prefeitura e Estado

Repórter: Governador, a Secretaria da Habitação de São Paulo está anunciando um convênio junto com a CDHU para uma parceria que vai sair do papel. A Prefeitura cobra do Estado algum tipo de ajuda para moradores de área de risco. Existe a possibilidade de uma parceria CDHU/Prefeitura diferente da de terreno/construção?

Alckmin: Olha, qual a parceria lógica? A Prefeitura tem terrenos, o Estado não tem terrenos, especialmente na região metropolitana, mas nós temos os recursos do CDHU. Então, a parceria prevista é o seguinte: a Prefeitura entra com o terreno e o Estado entra com o dinheiro para a construção. Até definirmos o montante, R$ 100 milhões. Isso está valendo. Acho que o protocolo vai ser assinado em questão de dias e acho que se deve começar por aqueles que estão em áreas de risco, já que não dá para atender todos simultaneamente. Qual deve ser a prioridade? Deve ser para as famílias que estão morando em área de risco. Essa é uma questão a ser estabelecida com a Prefeitura. Eu vejo com bons olhos, podermos começar esse programa atendendo a moradores que estão em área de risco.

Programa Esporte na Escola

Repórter: Governador, como o senhor pretende estender esse programa para os municípios, já que o Estado de São Paulo tem uma das maiores redes públicas de ensino do mundo?

Alckmin: O ministro Carlos Melles disse que a média de quadra por escola no Brasil é de uma para cada seis estabelecimentos de ensino. Em São Paulo, essa média é de uma quadra para cada escola e meia. Se fizermos um esforço, em breve todas as escolas do Estado terão quadras poliesportiva. Isso tem um fator extremamente importante, porque o esporte completa a educação do jovem e da criança, ele também é importante na saúde e para diminuir a violência. Nós agimos muito na questão da segurança pública com mais polícia, mais equipamento, mais prisão. No entanto, precisamos agir também nas causas da violência e uma dessas ações importantes é trabalhar com o jovem em esporte, cultura, lazer, programas sociais. O esporte na escola tem o sentido da educação, da saúde, da redução da violência, do civismo, da auto-estima, ele é fundamental.