Transportes Urbanos: Reorganização do transporte metropolitano gera empregos no setor

Nesta terça-feira, dia 19 o processo entra em nova fase

seg, 18/08/2003 - 20h32 | Do Portal do Governo

O processo de regulamentação do transporte clandestino na Região
Metropolitana de Campinas,viabilizado pela Empresa metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), promoveu a contratação de empregados pelas empresas para a manutenção e operação dos ônibus que voltarão às ruas. Nesta terça-feira, dia 19 o processo entra em nova fase.

A regulamentação do transporte clandestino na Região Metropolitana de Campinas com a implementação do Operador Regional de Coletivo Autônomo (ORCA)estimulou a criação de 219 vagas de trabalho nas empresas de ônibus que atuam naquela área. A necessidade de aumentar o quadro funcional das empresas Boa Vista, Rosa dos Ventos e Ouro Verde se deve ao acréscimo de 43 ônibus que deverão estar em operação quando a EMTU passar agir no sistema para coibir o transporte irregular de passageiros, a partir de 1º de setembro.

Opção do serviço

Nesta terça-feira, dia 19, os 173 operadores selecionados para o serviço ORCA participarão da sessão pública para a escolher uma das 46 linhas na sessão pública, coordenada pela EMTU, que será realizada a partir das 8 horas, no Auditório do CATI, localizado na Av. Brasil, 2.340 – Jardim Chapadão – em Campinas.

O procedimento para a escolha das linhas levará em conta a ordem de classificação definida no sorteio realizado no dia 11de julho de 2003. O primeiroclassificado terá prioridade para a escolha da linha e assim por diante.

Após a convocação de todos, serão chamadas as pessoas que chegaram atrasadas. Ao final, os operadores que não estiverem presentes farão parte do sorteio para preencher as vagas restantes. Os qualificados
receberam via correio a relação dos serviços com a quantidade de vagas para cada um deles, além dos procedimentos que serão adotados durante a sessão pública.

Fiscalização

A EMTU iniciará a fiscalização do serviço ORCA, que envolverá os municípios de Sumaré, Hortolândia, Paulínia, Cosmópolis, Monte Mor e Campinas, a partir desta quinta-feira, dia 21. No primeiro momento os fiscais orientarão os clandestinos a não realizar o transporte sem autorização, sob o risco
de terem seus veículos apreendidos.

Em 1º de setembro, o ORCA classificado deverá circular com o selo de inscrição na EMTU, afixado no
pára-brisa dianteiro do carro. Nesta data também começará a apreensão dos veículos irregulares e para retirá-los, o interessado pagará, além da taxa de estadia, a multa de R$ 2.606,11. Na reincidência, a multa dobra para R$ 5.212,22.

-C.M.-