Transportes Urbanos: Projeto Escola atende mais de três mil estudantes em 2003

Número de participantes aumenta a cada ano

sex, 13/06/2003 - 16h23 | Do Portal do Governo

O Projeto Escola já atendeu neste ano mais de três mil crianças e adolescentes matriculados em escolas localizadas no entorno do Corredor Metropolitano São Mateus – Jabaquara. Este projeto é uma parceria entre a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e a Concessionária Metra.

Objetivo do programa é educar e conscientizar este público sobre a educação no trânsito e no transporte. Desde a sua criação, em 2001, participaram deste programa cerca de 12 mil estudantes.

Para as crianças de 7 a 9 anos foi desenvolvida a peça teatral ‘Parada Metrinha’, que é apresentada no Auditório do Centro de Controle Operacional da EMTU, em São Bernardo do Campo. A apresentação aborda o respeito aos passageiros especiais nos ônibus, como o idoso e os portadores de deficiência, e os cuidados que as crianças devem ter como pedestres para evitar acidentes no corredor. A peça ilustra algumas situações de risco, como as brincadeiras indevidas no viário, por meio de músicas e brincadeiras interativas que reforçam os conceitos de cidadania e segurança.

Para os adolescentes de 15 a 17 anos foi criada a peça ‘Parada Pensar’, que retrata a reflexão de um jovem, após sofrer um acidente, sobre as suas atitudes e conseqüências no trânsito, como dirigir embriagado no Corredor exclusivo para ônibus.

O número de participantes do Projeto Escola aumenta a cada ano. Em apenas três meses de apresentações realizadas neste ano, a quantidade de estudantes das 12 escolas que já participaram do programa chega a 60% do total de alunos que assistiram às peças ao longo de 2002.

Para se cadastrar no projeto, a escola deve estar localizada próxima ao Corredor Metropolitano São Mateus – Jabaquara, que abrange os municípios de São Paulo, Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema. Poderão participar os alunos da primeira e segunda séries do ensino fundamental e primeira e segunda séries do ensino médio. O cadastro deve ser feito na Assessoria de Comunicação da Metra, pelo telefone (oxx11) 4390-3828.

C.M.