Transportes Urbanos: Prefeitos e Vereadores da RMC conhecem projetos de Transporte

Executivos e parlamentares puderam conhecer detalhes do projeto Trem Rápido São Paulo - Campinas

seg, 14/03/2005 - 21h08 | Do Portal do Governo

O secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e o presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP), Joaquim Lopes, reuniram-se nesta segunda-feira, dia 14, em Sumaré, com os executivos e parlamentares de Sumaré e Monte Mor, além de representantes desses dois municípios, de Hortolândia e de Paulínia.

Este é o terceiro encontro que a STM e a EMTU/SP organizam para apresentar aos 19 municípios que compõem a Região Metropolitana de Campinas as atribuições dessas instituições, seus programas e projetos na área de transporte para a região. O primeiro encontro foi realizado, dia 31 de janeiro, com vereadores de Campinas e o segundo, dia 28 de fevereiro, reuniu parlamentares de Americana, Santa Bárbara D´Oeste e Nova Odessa.

Estiveram presentes no evento o Prefeito de Sumaré, José Antonio Bachim, o Vice-Prefeito, Juliano Camargo, o presidente da Câmara de Sumaré, Roberto Batista Vensel, o Prefeito de Monte Mor, Rodrigo Maia, e mais cerca de 40 vereadores dos quatro municípios citados.

Projetos

Os Executivos e os parlamentares puderam conhecer detalhes do projeto Trem Rápido São Paulo – Campinas, de autoria dos técnicos da STM, cuja idéia é implementar uma ligação ferroviária de 90 km a 100 km, a partir de Campinas, passando por Jundiaí e chegando até a estação Barra Funda em São Paulo.

Conheceram também o Programa de Revitalização dos Pólos de Articulação Metropolitana, o Pro-Pólos, um projeto concebido e desenvolvido pelos técnicos da EMTU/SP, que visa melhorar a acessibilidade da população aos modos de transporte nos principais centros dos 67 municípios que compõem as três regiões metropolitanas do Estado (São Paulo, Baixada Santista e Campinas).

O Corredor Noroeste, projeto que mais tem chamado atenção da população da Região Metropolitana de Campinas, foi bastante discutido entre os parlamentares e o presidente da EMTU/SP, que esclareceram diversas dúvidas sobre este novo sistema de transporte de média capacidade. O empreendimento promoverá a reestruturação do sistema de transporte coletivo regional, com a retirada do transporte de passageiros da Via Anhanguera, além de estimular desenvolvimento urbano planejado.