Transportes Urbanos: Operadores de coletivos de Cotia são recebidos pela EMTU

Encontro se deve ao compromisso assumido pelo presidente da EMTU, Joaquim Lopes, na reunião com os operadores

qui, 03/07/2003 - 17h39 | Do Portal do Governo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) recebeu nesta quinta-feira, dia 3, os operadores classificados como pré-ORCA (Operador Regional de Coletivo Autônomo) da região de Cotia, para apresentar os estudos das linhas que deverão ser operadas por este serviço.

O encontro se deve ao compromisso assumido pelo presidente da EMTU, Joaquim Lopes, na reunião com os operadores na última segunda-feira, dia 30 de junho. Lopes esclareceu aos participantes as providências que a EMTU adotará para reorganizar o transporte coletivo, com o melhor aproveitamento do Terminal Metropolitano de Cotia.

O cadastro dos operadores será atualizado e as normas de operação, infrações e respectivas multas serão publicadas no Diário Oficial do Estado. ‘O programa ORCA será estruturado e estabeleceremos regras muito claras para isso’, disse Lopes.

A Gerência de Logística Integrada da EMTU desenvolveu estudos para cinco linhas que deverão ser operadas pelo serviço ORCA. A circulação de quatro linhas será responsabilidade de 24 ORCA´s que deverão assinar o contrato de prestação de serviço com a empresa Vidazul. São elas: Terminal Cotia – São Paulo (Pinheiros), Terminal Cotia – São Paulo (Carrefour), Itapevi (Vila Nova Esperança) – São Paulo (Pinheiros) e Cotia (Caucaia do Alto) – Cotia (Portão), via Vargem Grande Paulista.

Além da equação do sistema ORCA, as medidas da EMTU envolvem também a criação de outros serviços como linhas de ônibus expressas – sem parada até o centro – e com outros destinos como Estação Clínicas do Metrô e Lapa, em São Paulo.

Da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos
-C.M.-