Transportes Urbanos: Executivos de Santiago do Chile visitam a EMTU

Executivos conheceram o sistema de transporte metropolitano de São Paulo

qua, 10/12/2003 - 16h56 | Do Portal do Governo

Dois executivos do Metrô de Santiago do Chile e um consultor conheceram o sistema de transporte metropolitano de São Paulo. A conversa com o diretor  de Gestão Operacional da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos),  Pedro Machado, marcou o início da visita para conhecer a empresa, suas atribuições e projetos. Acompanhados por Amaury Infanti, chefe do departamento de projetos, os engenheiros admiraram-se com o gigantismo da infra-estrutura para o transporte na RMSP ao visitarem o Corredor Metropolitano São Mateus – Jabaquara e o túnel existente para ligar os Terminais Metropolitanos de Santo André Leste e Oeste.

Nesta quarta-feira, dia 10, os executivos participaram do seminário Tecnologia, Gestão e Parceria, organizado ela Gerência de Marketing Institucional, e foram convidados, na oportunidade, a apresentar os projetos de transporte de Santiago aos técnicos da EMTU, que têm a mesma proposta brasileira de construção de corredores com linhas operadas por ônibus de maior capacidade, alimentado, por meio de Terminais de Integração, por ônibus menores.

À tarde visitaram a garagem da empresa Metra, concessionária da EMTU e responsável pela operação do Corredor Metropolitano. Conheceram o funcionamento, custo, consumo, manutenção e outros itens que envolvem a operação do trólebus. O interesse por esta  tecnologia se deve ao fato de Santiago estar localizada em um vale, junto à Cordilheira dos Andes, que compromete a dispersão dos poluentes.