Transportes Urbanos: EMTU/SP passa a emitir a Carteira de Transporte Escolar Metropolitano

Empresa passou a ser responsável pela emissão da Carteira de Transporte Escolar Metropolitano neste ano

ter, 03/02/2004 - 20h24 | Do Portal do Governo

Para garantir o benefício aos estudantes/professores no início do ano letivo, a empresa enviou os formulários para todas as escolas das Regiões Metropolitanas da Baixada Santista e de Campinas, mas poucas enviaram as informações para viabilizar a emissão da Carteira de Transporte Escolar Metropolitano.

Neste ano, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP), como gerenciadora do sistema de transporte intermunicipal das Regiões Metropolitanas de Campinas e da Baixada Santista, passou a ser responsável pela emissão da Carteira de Transporte Escolar Metropolitano que garante o desconto de 50% no pagamento da tarifa aos estudantes/professores que utilizam as linhas de ônibus deste sistema.

Com o objetivo de agilizar o cadastramento das instituições de ensino e o posterior  envio dos formulários para a solicitação da Carteira de Transporte Escolar Metropolitano  pelos estudantes/professores,  a EMTU/SP solicitou, no início de dezembro, a todas as escolas dos 19 municípios que compõem a RMC e aos 9 da RMBS o preenchimento do Formulário de Atualização de Cadastro – 2004.

No entanto, na RMC, das 472 instituições escolares públicas e privadas  que receberam o Formulário, até esta terça-feira, dia 3,  apenas 180 devolveram o documento preenchido, o que pode atrasar a emissão da carteira e prejudicar aos alunos/professores no início do ano letivo de 2004. Na RBMS, 723 instituições de ensino receberam o formulário e somente  330 o documento preenchido.

Este procedimento é necessário, pois é preciso  verificar se a escola ou faculdade atende às exigências da legislação em vigor e o número potencial de estudantes/professores com direito ao benefício.

A emissão deste documento pela EMTU/SP assegura o cumprimento rigoroso da legislação vigente que estabelece critérios para a concessão do benefício.  A instituição escolar deve oferecer os cursos do Ensino Fundamental (Regular e Supletivo); Ensino Médio  (Regular e Supletivo); Profissionalizante de Nível Técnico; e de Graduação Superior.

Site da EMTU/SP

Os estudantes/professores podem agilizar a emissão da Carteira de Transporte Escolar Metropolitano, acessando o site da EMTU/SP www.emtusp.com.br e retirar  o formulário para a solicitação do documento. O interessado deve imprimi-lo, preenchê-lo e pagar a taxa de R$ 6,00 em qualquer agência do Banco Nossa Caixa. Antes, no entanto deve certificar-se se sua escola está cadastrada na EMTU/SP. Em caso afirmativo, pode entregar toda a documentação na secretaria da instituição escolar para encaminhamento à EMTU/SP:

– formulário preenchido com autenticação do pagamento da taxa;
– cópia do RG;
– cópia de comprovante de endereço atualizado; e
– em caso de cursos técnicos, atestado de comprovante de curso do ensino médio.