Transportes Urbanos: EMTU/SP participa de Conferência Européia sobre Hidrogênio

Objetivo do encontro é viabilizar a troca de informações entre os projetos europeus e os existentes

sex, 11/06/2004 - 18h43 | Do Portal do Governo

Na próxima segunda, terça e quarta-feira, dias, 14, 15 e 16, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP) estará em Londres participando de Conferência Européia de Demonstração de Projetos de Ônibus a Célula de Combustível (Conference European Fuel Cell Bus Demonstration Projects).

O objetivo do encontro é viabilizar a troca de informações entre os projetos europeus e os existentes dentro do programa do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e do GEF (Global Environment Facility), entidades ligadas à ONU que apoiam os programas de uso desta tecnologia no transporte coletivo que estão em andamento no Brasil, China e México. No Brasil o projeto é uma parceria entre o Ministério das Minas e Energia, EMTU/SP e PNUD.

Na mesma oportunidade, a Gerência de Desenvolvimento também representará a EMTU/SP em reunião promovida pelo PNUD sobre os programas que estão sob a sua coordenação para o uso da célula de combustível a hidrogênio, entre os quais o Brasil vem conquistando uma posição de destaque. Nesse encontro, serão discutidos o desenvolvimento, as dificuldades encontradas, a definição de novas diretrizes e estratégias para o avanço e efetivação de todos os projetos.

No programa brasileiro, a negociação entre o PNUD e os fornecedores para o desenvolvimento e produção dos oito ônibus movidos a célula de combustível a hidrogênio, incluindo a infra-estrutura necessária, está em fase final. A entrega do primeiro ônibus com a nova tecnologia está prevista para o final de 2005. Em relação aos recursos, 70% dos virão do GEF e 30% da FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos.