Transportes Urbanos: EMTU/SP muda itinerário das linhas intermunicipais

Mudanças são provisórias e devem–se à implantação do Passa Rápido Jardim Ângela/Guarapiranga/Santo Amaro

qui, 19/08/2004 - 16h42 | Do Portal do Governo

A partir do dia 23, segunda-feira, as sete linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU/SP, que ligam Embu Guaçu e Itapecerica da Serra à Capital, circularão provisoriamente em itinerários alternativos por conta da implantação do Passa Rápido Jardim Ângela/Guarapiranga/Santo Amaro pela Prefeitura de São Paulo. O itinerário alternativo deve ser realizado de duas a três semanas, tempo estimado pela EMTU/SP para a operadora de ônibus Independência adaptar seus ônibus com porta à esquerda que possibilitará a operação pela faixa exclusiva para coletivos.

Essa foi uma das medidas definidas em reunião realizada no dia 16 de agosto, entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo com o objetivo de discutir a circulação das linhas metropolitanas naquele corredor.

Mudanças

Na primeira etapa, as linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU/SP que circulam na Estrada do M´Boi Mirim serão desviadas provisoriamente para a Estrada do Guavirituba, Estrada da Riviera e Avenida Guarapiranga.

O acesso a Santo Amaro deixará de ser realizado pela Ponte do Socorro e passará a ser efetuado pela Ponte Transamérica.

As linhas com destino ao Metrô São Judas, além das alterações citadas, serão desviadas para o binário formado pela Alameda dos Nhambiquaras e Avenida dos Maracatins.

Os 18 mil usuários que utilizam as linhas de ônibus na região receberão folhetos informativos com a alteração do itinerário detalhada, a partir deste sábado, 22 de agosto.

Integração

Na segunda fase, começa a operação da linha troncal (de maior freqüência com alto índice de carregamento) criada pela EMTU/SP para circular pelo Passa Rápido Jardim Ângela/Guarapiranga/Santo Amaro, ligando o Jardim das Oliveiras, em Itapecerica da Serra, aos bairros Santo Amaro e São Judas, em São Paulo. Para isso, a frota de ônibus será adaptada, passando a ter portas do lado esquerdo.

Outras linhas intermunicipais vindas da Grande São Paulo serão integradas à chamada linha troncal, por meio de estações de transferência (paradas com cobertura para acomodar número maior de passageiros).

São elas:

– do bairro Analândia, em Itapecerica da Serra, ao bairro Jacira, na mesma região;
– do bairro São Pedro, em Itapecerica da Serra, ao bairro Cachoeirinha, em São Paulo.
– do bairro Vila Louro, em Embu Guaçu, ao Jacira, em Itapecerica da Serra. Nos horários de pico, esta linha seguirá direto pelo Passa Rápido. Nos horários de vale se integrará na estação de transferência; e
– do bairro Jardim das Oliveiras, em Itapecerica da Serra, ao Terminal Jardim Ângela, onde os usuários da Grande São Paulo poderão fazer baldeação para as linhas municipais, propiciando maior acessibilidade ao Transporte Metropolitano.

Linhas que terão mudança temporária

de itinerário a partir de 23/08

– 009 TRO Embu Guaçu (Vila Louro) – São Paulo ( Santo Amaro)
– 010 TRO Itapecerica da Serra (Santa Julia ) – São Paulo (Santo Amaro)
– 237TRO Itapecerica da Serra (São Pedro) – São Paulo (Santo Amaro)
– 395 TRO Itapecerica da Serra (Oliveiras) – São Paulo (São Judas)
– 395VP1 Itapecerica da Serra (Formigão) – São Paulo (São Judas)
– 395 EX1 Itapecerica da Serra (Jacira) – São Paulo (São Judas)
– 395 BI1 Itapecerica da Serra (São Pedro) – São Paulo (São Judas)

Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP
Assessoria de Imprensa