Transportes Urbanos: EMTU/SP entrega contratos do ORCA

Atualmente o serviço ORCA beneficia cerca de 1 milhão de passageiros por mês

qui, 07/10/2004 - 17h42 | Do Portal do Governo

O Diretor de Assuntos Corporativos da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP), Peter Berkely Walker, entregou nesta quinta-feira, dia 7, às 15h30, os contratos firmados entre a empresa e 130 operadores do serviço Operador Regional de Coletivo Autônomo (ORCA).

Na semana passada outros 100 motoristas receberam o contrato com as devidas assinaturas. ‘Este documento oficializa a contratação dos operadores pelo Governo do Estado, por intermédio da EMTU/SP, e marca o fim da clandestinidade no transporte público da Região Metropolitana de Campinas’, diz Lopes.

O processo de regulamentação deste serviço durou dois anos e em 17 de julho deste ano 46 linhas, criadas pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos, passaram a ser operadas por 230 condutores.

Nos últimos dois meses a EMTU/SP promoveu algumas adequações de itinerários e horários, ajustes necessários para a consolidação do novo serviço no sistema metropolitano.

Fiscalização

Atualmente o serviço ORCA beneficia cerca de 1 milhão de passageiros por mês em seis municípios da região metropolitana: Campinas, Hortolândia, Sumaré, Monte Mor, Paulínia e Cosmópolis.

Em agosto, a EMTU/SP iniciou a fiscalização com apreensão e retenção dos veículos, conforme regulamento entregue a cada operador.

Até o momento, foram apreendidos 15 ORCAS regulamentados, a maioria por não ter o veículo conduzido pelo Operador regulamentado e 12 clandestinos. A fiscalização fez ainda 202 autuações, sendo que a maioria ocorreu devido ao transporte de passageiros em pé (além do limite da lotação do veículo).

Lista de espera

Com relação aos 25 operadores que estavam na lista de espera em 17/julho para atuar neste sistema, 13 foram chamados para ocupar vagas que foram abertas devido à desqualificação daqueles que não cumpriram os procedimentos exigidos para o credenciamento.

Da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – Assessoria de Imprensa