Transportes Urbanos: EMTU/SP avalia emissão de poluentes de seus veículos

Cerca de 20 técnicos realizam o trabalho nos ônibus e microônibus

sex, 10/06/2005 - 19h30 | Do Portal do Governo

A Gerência Regional de Campinas da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos criou um projeto piloto para analisar o nível de emissão de poluentes da frota que realiza ligações intermunicipais nos serviços de Fretamento (ônibus e microônibus) e ORCA – Operador Regional de Coletivo Autônomo. Com este controle a empresa pretende para a melhoria da qualidade do ar.

Cerca de 20 técnicos da EMTU/SP, treinados no Curso de Análise de Emissão de Poluentes em Veículos Automotores, realizam o trabalho nos ônibus e microônibus, por meio do opacímetro, um equipamento cedido em comodato pela empresa Bosch, que permanecerá na EMTU/SP por dois meses para inspecionar 250 veículos.

No teste coloca-se uma sonda no cano de escapamento e após várias acelerações, na rotação máxima do veículo, o aparelho emite o laudo com a média de todas as medições efetuadas.

Do primeiro lote inspecionado, composto por 12 veículos, dois ônibus e dois micros do serviço ORCA (33% deste total) foram orientados a providenciar a regulagem de bombas e bicos injetores.

A intenção da EMTU/SP é, futuramente, adquirir o equipamento para inspecionar todo o sistema de transporte da Região Metropolitana de Campinas que envolve 230 microônibus do serviço ORCA, 470 veículos do sistema regular e 1800 veículos do sistema de fretamento.