Transportes Urbanos : EMTU/SP apresenta o Metropolitur para prefeitos da Baixada Santista

Projeto faz parte do Programa de Revitalização dos Pólos de Articulação Metropolitana

ter, 27/04/2004 - 18h33 | Do Portal do Governo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP) apresentou nesta terça-feira, dia 27, ao Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista, em Cubatão, aos prefeitos e representantes dos nove municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista, o Projeto Metropolitur, que faz parte do Programa de Revitalização dos Pólos de Articulação Metropolitana – Pró-Polos.

‘Os estudos do Programa pró-pólos são, ainda, objeto de discussão interna na Secretaria dos Transportes Metropolitanos, que visam abordar as questões relacionadas ao Transporte, considerando os mais variados problemas de locomoção no meio urbano e, assim, atenuá-los com soluções mais simples, de baixo custo e grandes resultados’, explicou Joaquim Lopes, presidente da empresa.

Conceito

O Projeto Metropolitur, em desenvolvimento em conjunto com a Secretaria Executiva de Turismo do Estado, tem o objetivo de estimular as atividades turísticas da região por meio do aprimoramento da infra-estrutura de transporte, da integração entre os organismos públicos e privados ligados ao setor e do incentivo à implementação de novos empreendimentos.

No que se refere à área de Transporte, os estudos do Projeto Metropolitur prevêem a criação de um serviço diferenciado de linha turística operada por veículos de alto padrão de conforto e segurança, como microônibus, e integradas ao sistema municipal para atender os cerca de 9 milhões turistas que circulam anualmente pela região.

Para receber os visitantes, estão previstas a implantação estações turísticas de transferência para embarques simples e miniterminais turísticos em cada município, com sanitários, bilheterias, lanchonetes etc.

Nas simulações do Metropolitur foi analisada a implantação de quatro linhas turísticas: linha 1 Peruíbe/ Itanhaém/ Mongaguá; Linha 2 Praia Grande/ São Vicente; Linha 3 Santos (Ponta da Praia) / Cubatão; e Linha 4 Bertioga /Guarujá (balsa) que levou em conta mais de 40 pontos turísticos indicados pelas Secretarias Municipais de Turismo dos nove municípios.

Investimento

A estimativa de investimento no projeto, de acordo com os levantamentos preliminares realizados pela EMTU/SP é de cerca de R$ 3 milhões. É preciso, no entanto, estudar a forma de obtenção dos recursos para alavancar o projeto.

De acordo com o Diretor Executivo da Agem – Agência Metropolitana da Baixada Santista, Koyu Iha, o projeto será discutido separadamente com cada prefeito. Uma reunião conjunta deve ser marcada após as reuniões. ‘O pensamento da agência é integrar todo o centro turístico da Região Metropolitana da Baixada Santista’, disse Iha.