Transportes Urbanos: EMTU participa do Fórum de Inovação Tecnológica

Ônibus híbrido está em testes no Corredor Metropolitano São Mateus-Jabaquara

seg, 28/07/2003 - 18h41 | Do Portal do Governo

O presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Joaquim Lopes, estará presente nesta terça-feira, dia 29, na abertura do 2º Salão e Fórum de Inovação Tecnológica & Tecnologias Aplicadas nas Cadeias Produtivas (BRASILTEC) para apresentar o ônibus híbrido que está em testes no Corredor Metropolitano São Mateus-Jabaquara coordenados pela EMTU em conjunto com a Metra, empresa que opera o Corredor. O evento será no Expo Center Norte, às 10 horas.

Ônibus Híbrido

Três protótipos do ônibus híbrido ônibus com a tecnologia low entry (piso baixo) estão em teste no Corredor. Os veículos, que foram fabricados pela empresa Eletra, têm duas fontes de energia, um motor a diesel e um banco de baterias. A junção delas movimenta os ônibus.

Além de baixas taxas de emissão de poluentes, esta tecnologia tem como vantagens o baixo nível de ruído e a estabilidade do veículo, pois, assim como o trólebus, o ônibus híbrido não apresenta trancos durante a operação. Além dos testes em curso, a EMTU prepara uma nova etapa para avaliação mais minuciosa do desempenho dos veículos quando carregados ou operados em aclives.

O convênio, que será firmado entre a São Paulo Transporte e a Fundação Hewlett, sediada na Califórnia, envolverá também diversos órgãos das esferas estadual e municipal ligados ao desenvolvimento de novas tecnologias e meio ambiente. O papel da EMTU no experimento será o aporte técnico para definição da metodologia de análise dos testes que serão realizados com os veículos fabricados para a capital paulista.

Ônibus com Célula de Combustível a Hidrogênio

Dentro da política de buscar alternativas de combustíveis que diminuam os níveis de emissão na atmosfera, a EMTU trabalha ainda no desenvolvimento do ônibus com célula de combustível a hidrogênio.

Em abril, a empresa recebeu representantes do Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento (PNUD) e do Ministério das Minas e Energia para a discussão sobre o projeto. A EMTU iniciará as conversações com as montadoras brasileiras para a fabricação de chassis, carroceria e integração da tecnologia no primeiro protótipo. O mesmo será feito com os fornecedores internacionais da célula combustível a hidrogênio.

Até o final do ano de 2003, serão definidas as características principais do veículo em relação à potência e à tecnologia utilizada. Em 2005, o primeiro ônibus movido a célula de combustível a hidrogênio circulará pelo Corredor Metropolitano São Mateus – Jabaquara.