Transportes Urbanos: EMTU intensifica fiscalização de fretamento na RMC

Algumas operações ocorreram em parceria com as prefeituras

qui, 24/07/2003 - 17h57 | Do Portal do Governo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) intensificou a fiscalização do serviço de fretamento na Região Metropolitana de Campinas para coibir o transporte clandestino naquela área e garantir a segurança e a qualidade deste serviço aos clientes. De 15 a 24 de julho foram realizadas fiscalizações nos municípios de Valinhos, Hortolândia, Campinas, Santa Bárbara, Vinhedo, Paulinia, Sumaré e Indaiatuba. Algumas operações ocorreram em parceria com as prefeituras.

Nesse período foram abordados 451 motoristas. Desse total, 214 foram autuados ou notificados por circularem com veículos sem condições de operação. Para o cadastramento na EMTU, os interessados devem apresentar documentação pessoal e submeter os veículos à inspeção rigorosa dos técnicos da empresa, que verificam itens de conservação e manutenção como freios, direção, pneus, entre outros.

Treinamento

Para realizar a fiscalização e a inspeção, os 30 agentes e técnicos passaram por treinamento intensivo, teórico e prático, durante 10 dias, nas instalações da EMTU, em São Bernardo do Campo.

A fiscalização do serviço de fretamento ocorrerá ininterruptamente nos 19 municípios que compõem a Região Metropolitana de Campinas. Na RMC cerca de 350 veículos que operam no serviço de fretamento foram cadastrados na EMTU. Estima-se, no entanto, a circulação de 1.200 naquela área.