Transportes Urbanos: EMTU inicia discussão do SIVIM com a Região Metropolitana de Campinas

Encontros estão agendados para os meses de julho, agosto e setembro

sex, 18/07/2003 - 18h57 | Do Portal do Governo

O programa Sistema Viário de Interesse Metropolitano (SIVIM)  é coordenado pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos e tem o intuito de discutir com as áreas técnicas das prefeituras os pontos críticos, diretrizes de circulação e propor projetos para a melhoria do tráfego geral e do transporte coletivo.

A EMTU iniciou nesta quinta-feira, 17, as conversações sobre o Sistema Viário de Interesse Metropolitano (SIVIM) com os técnicos dos órgãos ligados ao transporte, trânsito, planejamento e obras dos 19 municípios que compõem a Região Metropolitana Campinas. Os encontros estão agendados para os meses de julho, agosto e setembro.

Objetivo

O objetivo das reuniões é comparar os dados do SIVIM com os obtidos pelas prefeituras e consolidar as informações reunidas, considerando ainda o Plano Diretor e os projetos de cada município da RMC. A intenção da EMTU é propor adequações que beneficiarão o tráfego geral e, principalmente, o transporte coletivo.

Será um trabalho conjunto da empresa e dos órgãos municipais para definir diretrizes de circulação dos veículos, dos pedestres, uniformização da sinalização, tratamento das vias e melhorias do entorno e mobiliário urbano. 

Reconhecimento

Após a consolidação dos dados, deverá ser encaminhada minuta de Projeto de Lei definindo as principais vias de interesse metropolitano. A aprovação do  projeto facilitará as definições de prioridades de investimentos e obras para a infra-estrutura do transporte e trânsito. 

Na Região Metropolitana de São Paulo foram identificados e classificados 2.500 quilômetros de vias  distribuídos nas categorias macro metropolitana, metropolitana e metropolitana secundária. Dos 39 municípios, sete já reconhecem o SIVIM. Na Região da Baixada Santista o SIVIM classificou 500 quilômetros de vias e em Campinas 1.000 quilômetros.

Ambiente de Rede

A EMTU colocará à disposição das prefeituras da RMSP e RMC, em ambiente Web, todos os dados referentes ao SIVIM com o mapa da região e detalhamento das vias. Esta ferramenta  possibilitará ao município ter uma visão metropolitana das áreas de transporte e trânsito. Além disso, propiciará a comunicação direta entre as prefeituras e a EMTU para cadastro das intervenções pontuais dos municípios como obras, mudanças no viário, instalação de pontos de ônibus, entre outras.