Transportes Urbanos: EMTU apresenta novas tecnologias

Tecnologia foi apresentada na 52ª Reunião do Fórum Nacional e na 27ª Reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes de Transporte e Trânsito

seg, 15/12/2003 - 18h37 | Do Portal do Governo

Na última sexta-feira, dia 12, Pedro Machado, diretor de Gestão Operacional da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) representou a empresa na 52ª Reunião do Fórum Nacional e na 27ª Reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes de Transporte e Trânsito, eventos promovidos pela Associação Nacional de Transportes Públicos.

A apresentação de Machado destacou o conceito e as vantagens da operação do Corredor Metropolitano São Mateus – Jabaquara na Grande São Paulo e os investimentos realizados para propiciar um transporte rápido, seguro e confortável aos clientes metropolitanos, como a reforma do pavimento rígido do sistema, a maior intervenção no corredor desde a sua inauguração em 1988.

De acordo com o diretor, o ônibus é um meio de transporte que não tem a preferência da população e a EMTU busca sempre a melhoria da imagem do serviço com adequações estruturais e operacionais para mudar a opinião do usuário. ‘No entanto esta mudança se dá de maneira muito lenta’, conclui Machado.

Transporte Expresso Urbano

Mas há boas perspectivas para o setor com o anúncio dos estudos do Transporte Expresso Urbano (TEU) coordenado por Claudio de Senna Frederico da Associação Nacional de Transportes Públicos e patrocinado pela The William and Flora Hewlett Foundation, organização não governamental dedicada às causas ambientais. Para desenvolver este moderno sistema de transporte de média capacidade na grande São Paulo, a ANTP escolheu o Corredor Metropolitano São Mateus -Jabaquara como uma das referências para os estudos que decidirão os rumos do TEU.

O coordenador citou as grandes inovações estruturais e sociais que este sistema trará para o transporte coletivo como a implementação de novas tecnologias e a participação inédita de uma ONG americana que se dedica à melhoria do transporte tanto pelo seu caráter social quanto ambiental.

EMTU organiza seminário

As análises se fundamentarão também no Transmilênio, o recém implantado sistema de transporte na cidade de Bogotá concebido por técnicos brasileiros e que foi um dos temas do Seminário organizado pela EMTU ‘Tecnologia Gestão e Parcerias no Transporte Público’, em 10 de dezembro de 2003, apresentado pelo Gerente de Marketing Institucional, Arnaldo Pereira.

O engenheiro conheceu o sistema e na sua apresentação deu um panorama do setor de transporte da cidade de Bogotá antes e depois do Transmilênio, além de destacar o apoio dos diferentes níveis de governo, que foi fundamental para a implantação do sistema que utiliza cartões inteligentes para o pagamento das passagens, satélite e computadores para a o controle da operação.