Transportes Urbanos: Dicas culturais próximas às estações de metrô

Programação segue as comemorações do dia internacional da mulher

sáb, 12/03/2005 - 14h20 | Do Portal do Governo

As mulheres continuam ocupando espaço nessa semana. Alguns locais – com estações de metrô próximas – aproveitaram o dia 8 de março e estenderam as comemorações com exposições que exploram o universo feminino. Veja quais são nossas dicas:

A fotógrafa Nair Benedicto mostra a mulher de hoje em nosso País, retratando a sua independência e autonomia profissional, livre do confinamento doméstico. A exposição “Singular, Plural”, vai até domingo,

13 de março, e pode ser visitada das 10 às 19 horas na praça de Eventos do Banco Real, que fica na Avenida Paulista, 1374, próximo à estação Trianon-Masp.

Um dos designers gráficos mais conhecidos no país, Hans Donner criou um trabalho multimídia e futurístico. Foram dispostos diversos monitores de TV pelo Jardim das Esculturas, espaço reinaugurado pelo shopping Paulista. Nas telas, são reproduzidas imagens simultâneas do relógio Time Dimension, que é uma reflexão sobre o tema Tempo e suas inúmeras possibilidades. Até 31/03, de segunda a domingo, das 10 às 22 horas. O shopping Paulista fica na rua Treze de Maio,1947, entre as estações

Brigadeiro e Paraíso. O telefone é 3191-1100.

Domingo, 13 de março, é o último dia para conferir a exposição “Entre Espartilhos e Silicones” no shopping D. É uma mostra que exibe uma série de peças e fotografias que retratam o cotidiano feminino desde a segunda metade do século 19. Dividida em oito núcleos, a exposição vai mostrar a evolução da sensualidade feminina até os dias atuais. O shopping D funciona de segunda a sábado, das 10 às 22 horas, e domingo das 12 às 20 horas. O endereço é avenida Cruzeiro do Sul, 1100. Há transporte gratuito por microônibus nas estações Armênia e Tietê. O telefone é 3311-9333. Mais informações no site www.shopd.com.br .

Também no domingo, 13 de março, o Centro da Cultura Judaica, localizado na rua Oscar Freire, 2500, próximo à estação Sumaré, terá programação infantil dentro do projeto “Sipurim – A Hora da História”. A partir das 11 horas, três contos tradicionais serão interpretados por Karin Pati: “A Escada de Jacó”, “O Sonho de Esik” e “A Macieira”. Mais informações pelo telefone 3065-4333 ou pelo site www.culturajudaica.org.br .

Já o shopping Light apresenta, até o dia 19 de março, a exposição “Mulheres em São Paulo”, da fotógrafa Andrea Lucia Barros. A mostra retrata o contraste que a cidade de São Paulo proporciona a mulheres que não são percebidas no dia-a-dia e com as quais nos deparamos diariamente. São 30 imagens legendadas, em tamanho 18×24 cm coloridas. De segunda a sexta, das 10 às 21 horas; aos sábados, das 10 às 19 horas. O endereço é rua Coronel Xavier de Toledo, 23, próximo à estação Anhangabaú. O telefone é 3257-2299. Mais informações no site www.shoppinglight.com.br .

Na próxima segunda-feira, 14 de março, no Itaú Cultural às 19 horas, Frei Betto lança, no programa Jogo de Idéias, os livros Treze Contos Diabólicos (e um angélico) (Editora Planeta do Brasil) e Saborosa Viagem pelo Brasil (Editora Mercuryo Jovem), este último escrito em parceria com sua mãe, Maria Stella Libanio Christo, e ilustrado por Cláudia Scatamacchia. No primeiro, o autor faz desfilar personagens que habitam o imaginário ocidental como o anjo, o diabo, o doutor Fausto e o cão Andaluz, subvertendo-os e reinventando-os inesperada e deliciosamente. Sensibilidade, histórias, dicas úteis e receitas culinárias fáceis de fazer dão o tom de Saborosa Viagem pelo Brasil, um divertido roteiro para crianças de todas as idades. A distribuição de ingressos ocorrerá a partir das 18 horas. O Itaú Cultural fica na avenida Paulista, 149, próximo à estação Brigadeiro. O telefone é 2168-1700.

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Transportes Urbanos

F.C.