Transportes: Trens que atenderão Capão Redondo-Largo Treze gastarão 30% menos energia

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qui, 02/08/2001 - 16h25 | Do Portal do Governo

Modelo seguirá padrões internacionais

Uma economia de 30% de energia em relação à mais econômica composição operada hoje pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, é o que a empresa, vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, espera dos oito novos trens que circularão na Linha Capão Redondo-Largo 13, que está incorporando as mais modernas tecnologias disponíveis em sua categoria e apresentará alguns dispositivos inéditos na rede ferroviária da Grande São Paulo. Os mais importantes são a bitola mais estreita e a presença de motor em todos os carros.

Os trens usarão motor de corrente alternada, que gastam menos energia, devido aos componentes eletrônicos que regulam a corrente elétrica aplicada no motor. A aparelhagem impede que haja dissipação de energia sob a forma de calor. O motor será mais compacto e mais leve, possibilitando maior suavidade de aceleração e frenagem.

Cada carro será provido de quatro motores – um por eixo – e haverá um pantógrafo por carro. A tensão será de 1.500 volts que, além de mais econômica na transmissão de energia, oferece maior maleabilidade operacional. Os trens da CPTM mais antigos usam tensão de 3 mil volts, o que exige muito isolamento. Esses trens não podem ser usados, por exemplo, dentro de túneis. Com o futuro trem não haverá esta limitação. Além disso, sensores localizados nos rodeiros acusarão eventuais
descarrilamentos, acionando os freios pneumáticos a disco.

Bitola internacional

Outro diferencial importante do novo trem – assim como o da própria Linha Capão Redondo-Largo 13, que será inaugurada em meados do ano que vem – será a bitola mais estreita. Os trens terão uma bitola de 1,435 metro, uma medida hoje quase universal, usada em toda a Europa e nos Estados Unidos. A CPTM emprega nas outras seis linhas a bitola de 1,60 metro, implantada pelos ingleses, mas já abandonada em vários países.

A vantagem de utilizar a bitola internacional é que a CPTM entra na economia de escala mundial e insere a indústria nacional no mercado de ponta. Hoje, todos os produtos têm de ser especialmente desenvolvidos para serem usados na rede da CPTM.

As composições terão um comprimento total de 132 metros e capacidade para transportar cerca de 1.500 passageiros. Com velocidade máxima de 80 km/h, que poderá ser alcançada em 33 segundos, os trens serão de aço inoxidável, que é mais durável e precisa de menos manutenção, além de facilitar a limpeza e a comunicação visual. O ‘carro de cabeceira’ terá a frente arredondada. A área dos vidros desse carro de cabeceira será pronunciada, com quebra-sol. O interior do carro de cabeceira terá desenho ergonômico, para o conforto do condutor.

Conforto para os passageiros

Os carros oferecerão o máximo conforto para os usuários. A área dos vidros será panorâmica, de policarbonato fumê, material extremamente resistente. Terão as laterais externas praticamente lisas. As quatro portas, de 1,60 metro de largura, servirão para evitar congestionamentos na entrada e na saída dos passageiros, e os bancos, anatômicos, serão revestidos de tecido especial na cor azul.

Displays eletrônicos indicarão em qual estação o trem está e de qual lado a porta irá se abrir e outras mensagens. O piso será antiderrapante e absorvente de ruídos. O ar-condicionado terá temperatura e força adequadas ao clima brasileiro. O som ambiente será estereofônico, e permitirá intercomunicação entre condutor e passageiro. A iluminação, embutida no teto terá lâmpadas fluorescentes de alto rendimento. Todo o interior dos carros também se pautará pela ergonometria.

O primeiro dos trens, montados pela fábrica da Alstom Brasil no bairro paulistano da Lapa, deverá estar concluído em fevereiro de 2002. A CPTM encomendou 8 trens, de 6 carros cada um. Este primeiro lote custará R$ 172,7 milhões, dos quais R$ 44,1 milhões já foram pagos. A operação está sendo financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.

A Alstom fabricará os comandos de controle e o sistema de tração, a Siemens, os motores e conversores e a CAF, os truques e os engates. A Mitsui fornecerá o ar-condicionado.