Transportes: Travessia litorânea registra recorde de transporte de veículos e passageiros

Para suprir a demanda, a empresa mudou a configuração operacional dos serviços

sex, 09/01/2004 - 19h40 | Do Portal do Governo

Entre os dias 24 de dezembro de 2003 e 4 de janeiro deste ano a Dersa transportou 368.349 veículos, 121.688 bicicletas e 147.101 passageiros pelos sistemas de travessias litorâneas. Para suprir esta demanda, a empresa mudou a configuração operacional dos serviços. “Investimos na reforma das embarcações, que ficaram mais velozes, aumentando o número de viagens”, explica o secretário dos Transportes e presidente da Dersa, Dario Rais Lopes.

No dia 30 de dezembro as sete embarcações que operam na travessia Santos-Guarujá registraram recorde de movimento ao transportar 41.692 veículos/passageiros, contra os 41.151 do ano passado. Nesse dia, o tempo máximo de espera foi de apenas 50 minutos. “No ano passado, os motoristas chegavam a esperar 2 horas na fila”, afirma Ricardo Goulart, gerente de Operações das Travessias.

Para alertar os usuários a evitarem filas foram instaladas câmeras de vídeo com imagens em tempo real pela Internet e painéis eletrônicos nos bolsões das travessias informando os horários de pico – sextas-feiras, das 18 às 24 horas, e sábados, das 9 às 14 horas e das 18 às 20 horas. Para acabar com os fura-filas, oito fiscais foram colocados de cada lado da travessia.

Outro motivo que proporcionou a otimização do serviço de travessias foi a mudança no sistema de manutenção das embarcações. Quando existe a necessidade, os reparos são feitos no período noturno ou fora dos horários de pico.

São Sebastião-Ilhabela

Com seis balsas em operação, três mistas (carros e pedestres) e três exclusivas para veículos, o maior tempo de espera registrado na ligação São Sebastião-Ilhabela foi de uma hora. Na maioria dos dias não houve fila. “Foi a melhor travessia dos últimos anos. O tempo ajudou e o usuário utilizou o sistema de hora marcada e evitou os horários de pico”, afirma o chefe de operações do Dersa Litoral Norte, Ibsen Gomes.

Além das seis balsas, que continuarão operando durante todo verão, as duas lanchas exclusivas para passageiros – serviço implantado em dezembro último – também registraram movimento intenso, transportando mais de 25 mil turistas entre São Sebastião e Ilhabela.

Hora Marcada

Além de obter informações sobre as travessias e seus melhores horários, pelo telefone 0800-7045510, que funciona 24 horas por dia, o usuário poderá saber o número de embarcações em operação, tempo de espera e condições meteorológicas.

Por meio desse serviço, o usuário pode ainda reservar sua vaga na balsa. Para isso, basta marcar com antecedência de no mínimo 24 horas e máximo de 30 dias. Basta informar as características do veículo, data e horário de preferência. O atendimento é de segunda a sábado, das 8 às 17 horas.

Adele Nabhan
da Assessoria de imprensa da Secretaria dos Transportes