Transportes: Terminal Diadema apresenta exposição de desenhos do Projeto Escola

Mais de 120 desenhos feitos por alunos de sete a nove anos

ter, 28/10/2003 - 16h18 | Do Portal do Governo

Começa nesta terça-feira, dia 28, a exposição dos desenhos das crianças que participaram do Projeto Escola, uma parceria entre a Metra e a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), que visa difundir os conceitos de educação e segurança no trânsito.

Mais de 120 desenhos feitos por alunos de sete a nove anos, inspirados no tema da peça Parada Metrinha, estão expostos no terminal Diadema. A peça envolve o dia-a-dia no Corredor Metropolitano São Mateus – Jabaquara e é representada por artistas amadores que interpretam idosos e pessoas portadoras de deficiência, usufruindo dos benefícios que a legislação garante como o embarque preferencial, assentos reservados e ônibus com tecnologias que facilitam a acessibilidade desses passageiros especiais.

O roteiro aborda, ainda, o comportamento inadequado de crianças que brincam no corredor e comprometem a própria segurança, dos usuários e dos operadores do sistema. Parada Pensar, a peça Parada Pensar também faz parte do programa e é voltada para os adolescentes entre 15 e 17 anos. Retrata a vida de um jovem, futuro motorista, e sua postura de desafio às regras da família e da sociedade. A sua atitude ressalta o pensamento ‘comigo nada acontece’, o que gera um acidente que o deixa inválido. Este é o principal momento da peça em que o adolescente passa a fazer uma reflexão sobre as suas ações e consequências como dirigir embriagado, não respeitar a sinalização e os fiscais de trânsito, andar de skate no corredor, entre outras.

As apresentações ocorrem todas as quintas e sextas-feiras no Auditório da EMTU, em São Bernardo do Campo. Até o final do ano, devem participar do Projeto Escola 6.500 crianças e adolescentes de cerca de 30 estabelecimentos de ensino instalados próximo ao Corredor Metropolitano São Mateus – Jabaquara. Após a apresentação, as crianças ganham um caderno de atividades com os personagens da peça.