Transportes: Secretário dos Transportes visita obras da CPTM

nd

qua, 15/08/2001 - 16h54 | Do Portal do Governo

Na manhã desta quarta-feira, dia 15, o Secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, esteve vistoriando as obras da Linha Capão Redondo-Largo 13 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), acompanhado pelo presidente Oliver Hossepian e diretores da empresa.

O trecho de 9,4 quilômetros de extensão deverá estar concluído e entrando em operação no segundo semestre de 2002. As obras civis básicas da nova linha foram iniciadas em 1998 e envolveram a implantação de 7 quilômetros de vias elevadas, 1 quilômetros de vias em superfície e 850 metros em via subterrânea, além da construção de 550 metros de um pátio de manutenção e de manobra de trens em Capão Redondo.

Trata-se da primeira e única no Brasil a operar com tensão de 1500 volts, o que representa um avanço tecnológico e redução de custos. As mudanças mais significativas nesta linha são a presença de motor de corrente alternada nos trens, que gasta menos energia, e a adoção de uma nova medida de bitola, seguindo padrões internacionais.

A bitola de 1,435 metros possibilitará o ingresso da CPTM na economia de escala mundial e insere o Brasil no mercado ferroviário de ponta. Hoje, todos os produtos do segmento têm de ser especialmente desenvolvidos para a rede da CPTM, gerando um gasto maior.