Transportes: Secretaria reduz gastos com a realização de pregões eletrônicos

Em alguns casos a economia de recursos públicos passou de 61%

seg, 15/03/2004 - 20h34 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado dos Transportes, acompanhando a filosofia do Governo do Estado em buscar a economia e o ajuste das contas públicas, vem realizando um novo modelo de licitação: os pregões pela internet para compra de bens e prestação de serviços.

Pelos sites da Dersa, e dos órgãos ligados à Secretaria, é possível se inscrever para o processo e acompanhar as licitações em andamento. Em 17 pregões realizados em 2003, a Dersa economizou aproximadamente R$ 2,5 milhões ou cerca de 15% do total, sendo que em alguns casos a contenção de gastos chegou a 45%. Já o Departamento Hidroviário (DH) conseguiu uma redução de custos de 25% em apenas quatro pregões realizados em 2003, enquanto que o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) em 40 pregões poupou R$ 2,6 milhões ou 11%. Na compra de coletes à prova de balas para a Polícia Militar Rodoviária a economia realizada foi de 40%. Já o Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), em um dos pregões realizados, conseguiu uma redução de 61,59% na compra de artigos de higiene pessoal para os aeroportos paulistas.

O pregão eletrônico, além de possibilitar a economia de recursos públicos, agiliza o processo licitatório, reduzindo o tempo de sua realização.

Para saber mais:

  • Secretaria dos Transportes e Departamento Hidroviário
  • Dersa Desenvolvimento Rodoviário S. A
  • Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo
  • Departamento de Estradas e Rodagem