Transportes: Secretaria realiza pesquisa em aeroportos paulistas

Estudo vai permitir realizar o planejamento integrado dos transportes aéreo e rodoviário

ter, 22/11/2005 - 19h19 | Do Portal do Governo

A partir desta quarta-feira, dia 23, a Secretaria Estadual dos Transportes realizará uma pesquisa de Origem e Destino de Passageiros e Cargas em 12 aeroportos paulistas. As entrevistas serão realizadas em Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Bauru, Araçatuba, Presidente Prudente, Marília, Araraquara e Sorocaba (aeroportos do Interior administrados pelo DAESP – Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), de além de Viracopos, Congonhas, Guarulhos (Cumbica) e São José dos Campos (administrados pela Infraero).

Nos aeroportos do Interior do Estado, a pesquisa será realizada de 23 a 29 de novembro. Nos aeroportos da Capital, o questionário será aplicado entre os dias 01 e 07 de dezembro. Os resultados da pesquisa serão divulgados em julho de 2006.

Serão aplicados dois tipos de questionários: um de Origem e Destino (para passageiros) e outro de Preferência Declarada (somente para cargas). Na pesquisa de Origem e Destino serão entrevistados 16 mil passageiros, sendo oito mil na Capital e oito mil no Interior. Na de Preferência Declarada serão entrevistados seis mil motoristas que no terminal de cargas do Aeroporto Internacional de São Paulo (Cumbica).

A pesquisa de Origem e Destino visa mapear os fluxos gerados pelo transporte aéreo, de passageiros e de cargas, hoje centralizado, e caracterizar geograficamente o potencial de demanda regional. “O que se busca é, essencialmente, a quantificação do reflexo destes fluxos na rede rodoviária do Estado”, explica Milton Xavier, diretor de Planejamento da Secretaria dos Transportes. As informações obtidas vão ajudar a orientar os futuros investimentos que devem ser feitos na integração dos modais aéreo e terrestre.

Já a pesquisa de Preferência Declarada (PD) complementa a de Origem e Destino, identificando o potencial de geração de demanda derivada que ao longo dos anos pode modificar o planejamento de transportes em algumas rotas e trechos nos diversos eixos de ligações entre regiões do Estado.

Transporte aéreo

As tendências atuais de crescimento do tráfego aéreo indicam um significativo aumento na atividade da aviação no Estado de São Paulo nos próximos 10 a 30 anos. Este crescente aumento no transporte de passageiros e carga requer um planejamento estratégico que avalie o impacto que este modal irá acarretar no modal terrestre para manter a qualidade de serviço e a eficiência do sistema. “Manter e melhorar esse sistema requer um planejamento cuidadoso, aliado a um gerenciamento coordenado e adequado a um programa de investimentos muito bem direcionado, que opere com menores custos sociais e ambientais”, explica Xavier.