Transportes: Projetos para o Metrô, CPTM e EMTU são apresentados a deputados

Secretaria está promovendo encontros com deputados e vereadores de diversos partidos

sex, 24/10/2003 - 15h01 | Do Portal do Governo

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria dos Transportes Metropolitanos


Em reunião com deputados estaduais do PFL, realizada nesta quinta-feira, dia 23, o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, realizou uma exposição sobre os projetos previstos para o Metrô, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e sistema metropolitano de ônibus gerenciado pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos). Este foi o quinto de uma série de encontros que a Secretaria está promovendo com deputados e vereadores de diversos partidos políticos.

Participaram da reunião os deputados Rodrigo Garcia, Said Mourad, Aldo Demarchi, Edmir Chedid, Edson Gomes, Eli Correa Filho, Gilson de Souza e Maria Dantas. Também estiveram presentes os presidentes do Metrô, Luiz Carlos David, da CPTM, Mário Bandeira, e da EMTU, Joaquim Lopes.

‘No caso do Metrô, o Governo do Estado tem projetos para expandir o sistema. Na CPTM, que já possui 275 km de extensão, iremos modernizar toda a rede, assim como aconteceu com a Linha C, que corre ao longo da marginal Pinheiros’, afirma Jurandir Fernandes.

Entre os projetos apresentados, destaca-se a Linha 4 – Amarela do Metrô (Vila Sônia – Luz). O Metrô assinou recentemente o contrato com os consórcios que venceram a licitação para construção da primeira fase da
linha e as obras devem começar em janeiro de 2004.

No próximo ano, também está previsto o início das obras do prolongamento da Linha 2 – Verde, a partir da estação Ana Rosa até o bairro de Sacomã e, futuramente, em direção à Vila Prudente. As negociações junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES avançam no sentido da liberação de recursos para a implantação do primeiro trecho, que irá da estação Ana Rosa até a futura estação Imigrantes.

Modernização da CPTM

Na CPTM, o objetivo é implantar em toda a rede o processo de modernização realizado na Linha C (Osasco – Jurubatuba) e no Expresso Leste (Brás – Guaianazes), onde circulam trens com ar condicionado e música ambiente.

A modernização compreende a aquisição e recuperação de trens, reforma e construção de estações, ampliação do sistema de energia, requalificação dos sistemas de telecomunicação e sinalização, intervenções em pátios e oficinas. Essas melhorias proporcionarão condições de infra-estrutura para a operação de trens com intervalos regulares de até três minutos, permitindo um acréscimo na demanda de mais 2 milhões de passageiros/dia para toda a rede da CPTM.

(LRK)