Transportes: Projeto Escola da EMTU atendeu mais 3 mil estudantes em 2003

Alunos aprendem noções de segurança no trânsito e no transporte

qui, 12/06/2003 - 19h30 | Do Portal do Governo

O Projeto Escola, que conscientiza e educa crianças e adolescentes sobre segurança no trânsito e transportes, já atendeu a mais de 3 mil jovens este ano.

Criada em 2001, em uma parceria da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e a Concessionária Metra, o projeto atende estudantes de escolas localizadas no entorno do Corredor Metropolitano São Mateus/Jabaquara.

Para crianças de 7 a 9 anos a EMTU desenvolveu a peça teatral Parada Metrinha,apresentada no Auditório do Centro de Controle Operacional da EMTU, em São Bernardo do Campo.

O espetáculo trata de temas relacionados ao respeito aos idosos e portadores de deficiência nos ônibus. As crianças também aprendem a evitar acidentes nos corredores.

A peça ilustra, ainda, por meio de músicas e brincadeiras interativas, algumas situações de risco, como as brincadeiras indevidas no viário e reforça conceitos de cidadania e segurança.

Para os adolescentes, de 15 a 17 anos, foi criada a peça Parada Pensar. Ela retrata a reflexão feita por um jovem, após sofrer um acidente, sobre as suas atitudes e consequências ao dirigir embriagado no corredor exclusivo de ônibus.

O número de participantes do Projeto Escola aumenta a cada ano. Em apenas três meses de apresentações em 2003, a quantidade de estudantes das 12 escolas que já participaram do programa chega a 60 % do total de alunos que assistiram às peças ao longo de 2002.

Para se cadastrar no projeto, a escola deve estar localizada próxima ao Corredor Metropolitano São Mateus/ Jabaquara, que abrange os municípios de São Paulo, Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema.

Poderão participar os alunos da 1.ªs e 2.ªs séries dos ensinos fundamental e médio. O cadastro deve ser feito na Assessoria de Comunicação da Metra, pelo telefone 4390-3828.

Da Assessoria da EMTU/ L.S.