Transportes: Projeto da CPTM trará mudanças profundas e benéficas para usuários

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ter, 16/04/2002 - 16h29 | Do Portal do Governo

Na área das plataformas a Estação Brás, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM -, vem passando por um remanejamento expressivo. Será mantida a mesma posição das duas plataformas que servem as linhas A (Brás-Francisco Morato) e D (Brás-Rio Grande da Serra), em função do tombamento da antiga Estação do Brás. Para a Linha E (Brás-Estudantes) será destinada uma plataforma central e, para a Linha F (Brás-Calmon Viana), uma plataforma central e outra de reserva operacional, já que a linha termina nessa estação.

Atualmente, a plataforma 16 está sendo reformada e adaptada a medidas exatas de largura e comprimento. Para o seu prolongamento ela foi parcialmente demolida e ficará com 210 metros de comprimento, por 10,80 metros de largura. Ainda outras duas plataformas deverão ser prolongadas nesta primeira etapa do projeto.

Para as obras do Projeto Integração Centro, na Estação Brás, serão utilizados 3.500 metros cúbicos de concreto. A plataforma 16 estará concluída parcialmente no dia 5 de maio, onde será usada novamente para operação.

No começo das obras, cinco das 19 plataformas que existiam na Estação Brás foram demolidas. Nesta etapa, uma já foi concluída, duas serão construídas e mais três ampliadas. Ao término da readequação na Estação Brás deverão ser implantados nas plataformas, quatro elevadores hidráulicos para portadores de deficiência. Nesta primeira fase, também está prevista a instalação de sete escadas rolantes e mais três para a segunda fase.

O Projeto Integração Centro, que trará como conseqüência o aumento da frota de trens e da demanda nas estações Brás, Luz e Barra Funda, permitirá a ligação de toda a malha ferroviária e metroviária, no centro da capital.