Transportes: Porto Dersa São Sebastião abre nova rota de exportações

Volkswagen inicia projeto piloto com 1.400 veículos de passeio fabricados no Vale do Paraíba

qui, 15/04/2004 - 12h03 | Do Portal do Governo

No próximo domingo, dia 18 de abril, inicia-se pelo Porto Dersa São Sebastião a exportação para a Argentina de 1.400 veículos modelo Gol e Parati fabricados pela Volkswagen em Taubaté. Isso só foi possível porque o Governo do Estado, por meio da Secretaria dos Transportes, realizou diversas obras para a criação de um novo corredor de exportação, que compreende as regiões de Campinas, Vale do Paraíba e Litoral Norte.

O mesmo navio também levará cem chassi de caminhões da Mercedes Benz. Até dezembro, está programado o embarque mensal de 2 mil automóveis para a Argentina. Além disso, a Secretaria dos Transportes negocia com outras montadoras estabelecidas nas regiões de Campinas e do Vale do Paraíba.

Nos últimos quatro anos o Governo do Estado investiu mais de R$ 50 milhões para alavancar esse novo corredor. Foram executadas obras como a construção da terceira faixa na Serra da rodovia dos Tamoios, a duplicação de 14 quilômetros da rodovia Rio-Santos (SP-55), entre Caraguatatuba e São Sebastião, e o prolongamento da rodovia D. Pedro I, entre a Via Dutra e a rodovia Carvalho Pinto. ‘O novo corredor de exportação criará uma logística de comércio exterior mais consistente, aumentando a competitividade do Estado de São Paulo em função do baixo custo das tarifas do Porto e da proximidade com o parque industrial das regiões de Campinas e do Vale do Paraíba’, explica o secretário dos Transportes, Dario Rais Lopes. ‘Além disso, haverá a criação imediata de mais de cem empregos diretos e, com a consolidação dessa estrutura, ocorrerá um impacto na cadeia de serviços, gerando novas oportunidades de trabalho com reflexos positivos na economia regional’, completou.

Além das obras de infra-estrutura viária entre o Planalto e o Litoral Norte, a Dersa investe na adequação do Porto de São Sebastião. Foi concluída a regularização e pavimentação do pátio 2, com 22 mil m² de área. Em agosto estará concluída a construção de dois novos berços de atracação (dolphins), com investimento da ordem de R$ 2 milhões.

Ainda este ano a Dersa finaliza o projeto executivo para a ampliação do Porto de São Sebastião. O projeto prevê a construção de uma nova ponte de acesso em ‘L’, com estrutura para receber mais dois berços para atracação de navios e o aumento do calado, que passará de 8,5 metros para 14 metros. ‘Com essas obras, nos próximos 5 anos, o Porto de São Sebastião poderá movimentar um volume superior a 3 milhões de toneladas anuais’, conclui Rais Lopes. Atualmente, a movimentação é de 400 mil toneladas/ano.

Além de seus grandes atrativos naturais, o Porto Dersa São Sebastião tem uma das menores tarifas do Brasil. O custo da operação chega a ser 40% menor do que o praticado pelo Porto de Santos.

Características

O Porto está localizado no município de São Sebastião, no Litoral Norte, a 220 quilômetros da Capital. Seu acesso marítimo é feito pelo canal de São Sebastião, cuja configuração natural tem condições de calado e de abrigo muito confortáveis e seguras para manobras de fundeio.

O acesso de embarcações de maior porte é feito pela barra sul do canal, que tem largura mínima de 550 metros e profundidade de 25 metros em toda sua extensão, possibilitando a manobra de navios de até 300 mil TPB (toneladas peso bruto).

A movimentação anual de cargas é de 400 mil toneladas. Sua produtividade mensal pode chegar a 50 mil veículos, 40 mil toneladas de granel sólido e 20 mil toneladas de carga fracionada.

Da Secretaria de Estado dos Transportes

(AM)