Transportes: Movimento na Hidrovia Tietê-Paraná cresce 9% em 2004

Pela primeira vez, o farelo supera a soja e se torna o produto mais transportado na hidrovia

seg, 10/01/2005 - 12h03 | Do Portal do Governo

O conjunto de obras realizadas pelo Governo do Estado – por meio do Departamento Hidroviário (DH) – na Hidrovia Tietê-Paraná nos últimos anos vem surtindo efeito. Em 2003 foram transportadas cerca de 1,78 milhão de toneladas de cargas de média e longa distância; no ano passado esse número saltou para 1,95 milhão, o que representa um aumento de 9% no total de cargas transportadas na hidrovia. O principal produto escoado foi o farelo, que teve um aumento de 56% no volume de cargas, superando a soja e a cana-de-açúcar (que teve um aumento de 13% em relação ao ano anterior).

Investimentos

Foram investidos cerca de R$ 3 milhões no Programa de Otimização do Uso da Hidrovia Tietê-Paraná, cuja proposta consiste em realizar melhorias para eliminar restrições ainda existentes. Entre os trabalhos realizados, destaca-se a ampliação do calado da hidrovia. Desde fevereiro, a profundidade – que até então era de 2,70 metros -, foi ampliada para 2,80 metros, proporcionando o acréscimo de 800 toneladas por comboio.

Para garantir a segurança do sistema, todas as eclusas passaram por manutenção. A operação foi realizada em conjunto com concessionárias elétricas para inspecionar os equipamentos eletromecânicos e obras civis.

Em 2005, a Secretaria de Estado dos Transportes – em parceria com a União e concessionárias elétricas – pretende investir cerca de R$ 10 milhões em melhorias na Hidrovia Tietê-Paraná. As ações serão destinadas principalmente para as proteções de pilares e ampliação dos vãos das pontes rodoviárias e ferroviárias. ‘Com todos esses investimentos, a hidrovia oferecerá ao mercado um serviço cada vez mais competitivo na integração com os demais meios de transportes’, informa o secretário dos Transportes Dario Rais Lopes.

Ainda este ano, o órgão pretende fechar novas parcerias para que outros produtos comecem a ser escoados pelo transporte hidroviário. Atualmente, o departamento vem realizando estudos em conjunto com a Petrobrás objetivando viabilizar o transporte de álcool na hidrovia.

Nova rota

No final de 2004, a Hidrovia Tietê-Paraná foi utilizada pela primeira vez na rota Itaipu-São Simão, eixo Sul-Norte do Mercosul. O primeiro produto transportado no novo caminho foi o trigo, que havia sido produzido no Paraguai e foi destinado aos moinhos de Goiás e Minas Gerais. A viagem já havia sido feita em sentido contrário, num carregamento de dez mil toneladas de fertilizantes. Hoje, a operação é completa, com cargas de ida e retorno que poderão ser casadas, otimizando custos e baixando os valores dos fretes. Para 2005 serão programadas novas operações, com maior freqüência e volumes, no sentido de desenvolvimento da rota.

O ano também foi marcado pelo acréscimo de novos produtos escoados pela hidrovia. O DH, em parceria com o grupo Cosan, realizou três operações-piloto com o transporte de açúcar a granel em contêineres, com o objetivo de avaliar os custos do processo. Além disso, foram fechados os primeiros contratos de transporte de madeira.

Crescimento

O trecho metropolitano da Hidrovia Tietê-Paraná está recebendo grandes investimentos. Durante o ano de 2004, o governador Geraldo Alckmin inaugurou a primeira eclusa do rio Tietê em perímetro urbano. Localizada na altura do Cebolão, a obra possibilitará a navegação pelo rio entre Santana de Parnaíba e o bairro da Penha.

Quando todos os trabalhos de aprofundamento da calha do rio Tietê forem finalizados, a cidade de São Paulo terá 35 km de via navegável disponível. O Departamento Hidroviário já está realizando pré-estudos de viabilidade para o transporte de cargas e passageiros na hidrovia.

Tietê nas escolas

Há quatro anos o Departamento Hidroviário, em parceria com outros órgãos governamentais, iniciativa privada e municípios vem desenvolvendo um projeto voltado para a educação ambiental. O programa proporciona aos alunos e professores a oportunidade de conhecerem a Hidrovia Tietê Paraná. Até agora, mais de 65 mil estudantes já participaram do projeto, que já foi apresentado em 148 escolas envolvendo 22 municípios.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado dos Transportes

(LRK)