Transportes: Movimento de carga na Hidrovia Tietê Paraná cresce 9%

Departamento Hidroviário registrou movimento de 1,7 milhões de toneladas de cargas entre janeiro e outubro

seg, 10/11/2003 - 13h06 | Do Portal do Governo

O Departamento Hidroviário – DH, órgão vinculado à Secretaria de Estado dos Transportes, registrou na Hidrovia Tietê–Paraná um movimento de 1,7 milhões de toneladas de cargas transportadas até o mês de outubro deste ano, superando em 9% o volume transportado no mesmo período de 2002.

Neste mesmo período a movimentação de cana-de-açúcar, em rotas hidroviárias de médio curso, totalizou em cerca de 700 mil toneladas, representando um crescimento de 8% em relação ao ano passado e, em rotas de longo curso, o movimento foi de 1 milhão de toneladas com o transportes de grãos, farelos e óleos vegetais com aumento de 10% sobre o ano de 2002.

Em 2003 houve maior diversificação do movimento de carga com o transporte de milho, que retorna ao sistema após anos de ausência e, também, do sorgo que pela primeira vez é transportado pela Hidrovia.

“Esse crescimento de 9% no transporte hidroviário acompanhou o aumento das safras agrícolas. Para isso é necessário um maior investimento no transporte hidroviário e outros modais, além da preocupação na integração entre eles, ou seja, a intermodalidade, base do Plano Diretor de Desenvolvimento dos Transportes. A efetivação dessas ações é que poderão tornar o nosso produto mais competitivo, melhorando as condições econômicas não só do Estado de São Paulo como do Brasil”, afirma o secretário, Dario Rais Lopes.

“A Secretaria dos Transportes, através do Departamento Hidroviário e de parcerias com a iniciativa privada, tem prosseguido na realização de investimentos, com objetivo principal de otimizar o uso da via já implantada, aumentando a capacidade dos comboios, com maiores garantias de calado e segurança operacional”, finaliza Rais.

Neste ano foram também retomadas as rotas que navegam pelo Tramo Sul do rio Paraná, com origem no lago de Itaipu, passando pelo rio Tietê (SP), com destino ao porto de Santos. Estas rotas estavam paralisadas desde o enchimento do reservatório de Porto Primavera, em 2001. Mas as rotas com origem no Centro Oeste, que utilizam a hidrovia Tietê-Paraná como corredor de exportação para Santos, continuam sendo as responsáveis pela grande maioria de cargas transportadas em 2003.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria dos Transportes

(AM)