Transportes Metropolitanos: Usuários da CPTM ganham bicicletário na Estação Barueri

Estacionamento foi construído em parceria com comerciantes

qui, 18/03/2004 - 11h16 | Do Portal do Governo

Os usuários da Estação Barueri, da linha B (Júlio Prestes–Itapevi), da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), já têm onde deixar suas bicicletas antes de embarcar. Com capacidade para 45 bicicletas, o recém-inaugurado estacionamento faz sucesso.

Um dos beneficiados, o pintor Cláudio de Lima, explica: “Antes largávamos as bicicletas amarradas no poste, mas agora temos um local organizado para deixá-las”. O vendedor Adílson Cruz dos Santos também gostou do estacionamento e dá uma sugestão. “A idéia é ótima, porém deveria ser ampliada, pois o local fica lotado logo cedo”.

“Os usuários elogiam muito a iniciativa e usam diariamente o local”, enfatiza o chefe geral da Estação Barueri, Adão de Oliveira. Ele lembra que, além da construção do bicicletário, houve a restauração total de dois jardins existentes na entrada da estação. Um jardineiro foi contratado para trocar toda a terra, plantar novas mudas e o saguão ainda ganhou vasos como adorno.

Essas melhorias foram possíveis após uma parceria, onde a CPTM cedeu o espaço e os comerciantes, da denominada “Estação Economia”, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que trabalham em frente à estação, arcaram com as despesas. As obras duraram menos de dez dias.

O comerciante Antônio Araújo, dono de uma barraca de biscoitos no local, diz que todos ganharam com as mudanças. “Agora não há bicicletas espalhadas por todo os lados e o ambiente está bem mais agradável para quem trabalha ou passa por aqui”, comenta.

Atualmente, é estudada a implantação de um bicicletário na Estação General Miguel Costa, também na linha B. A Estação Jardim Silveira (Linha B) e a estação Mauá, na linha D (Luz–Rio Grande da Serra), já contam com estacionamento, construídos sempre em parceria, uma vez que a CPTM não pode arcar com a responsabilidade de gerenciar um estacionamento.

Pela Estação de Barueri circulam diariamente 20 mil usuários.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

(AM)