Transportes Metropolitanos: Túneis do Metrô avançam 205 metros na expansão da Linha 2

Trabalhos de escavação dos túneis, que possuem diâmetro de 11,5 metros, se desenvolvem em ritmo acelerado

qua, 07/07/2004 - 13h07 | Do Portal do Governo

‘Sem afetar o trânsito da cidade, as escavações dos túneis da Linha 2-Verde do Metrô atingiram 205 metros em direção ao bairro do Ipiranga’, anunciou na manhã desta quarta-feira, dia 7, o presidente da Companhia do Metropolitano de São Paulo, Luiz Carlos David.

O primeiro túnel -iniciado pelo Governo do Estado no último dia 31 de março, no poço Carlos Petit (rua Vergueiro, 2650)- alcançou 111 metros de escavação. O segundo túnel, que está sendo construído paralelamente ao primeiro, conta com 94 metros executados.

Os trabalhos de escavação dos túneis, que possuem diâmetro de 11,5 metros, se desenvolvem em ritmo acelerado, a 20 metros de profundidade. Desde o início das obras já foram retirados 5.445 metros cúbicos de terra, o equivalente a 550 caminhões basculantes.

As escavações desse trecho fazem parte da primeira etapa de expansão da Linha 2-Verde entre as estações Ana Rosa, na Vila Mariana, e Imigrantes, no Ipiranga, junto à avenida Ricardo Jafet.

2,9 Km de Vias

As obras, que incluem a construção da estação Chácara Klabin, serão subterrâneas, com exceção de um pequeno trecho de 278 metros, próximo da estação Imigrantes, que será em elevado. Nessa etapa, a linha 2-Verde ganhará 2,9 quilômetros de vias e duas estações, Chácara Klabin e Imigrantes.

A previsão é de que 35 mil pessoas/dia se utilizem dessas duas estações em 2006, quando ambas deverão entrar em operação comercial. O empreendimento, destaca Jurandir Fernandes, secretário dos Transportes Metropolitanos, é antiga reivindicação de mais de 400 mil paulistanos que moram na região do histórico bairro do Ipiranga e adjacências.

Nessa etapa, a obra vai gerar 2.400 empregos diretos e 5.000 indiretos. O Governo do Estado investirá R$ 462 milhões, dos quais R$ 111,1 milhões já estão assegurados para este ano.

A segunda etapa do projeto prevê a execução de mais 2,2 quilômetros de vias e mais duas estações, Ipiranga e Sacomã, além de um pátio de manutenção e estacionamento de trens na extremidade da linha.

Do Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô