Transportes Metropolitanos: Serviço prestado pelo Metrô é aprovado por 89% dos usuários

Pesquisa foi realizada pela Associação Nacional de Transportes Públicos

qua, 26/02/2003 - 14h25 | Do Portal do Governo

Da Assessoria de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô


Pesquisa realizada pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) constatou que o serviço prestado pelo Metrô continua sendo o melhor avaliado entre os modos de transporte coletivo. A classificação excelente/bom foi dada por 89% dos usuários do Metrô, perdendo apenas para o automóvel. Nas pesquisas anteriores, a Companhia atingiu 88% de excelente/bom (2001) e 94% de excelente e bom (2000).

Além dos tradicionais resultados da pesquisa, que avalia a imagem de todos os modos de transporte de acordo com os passageiros, também foi realizada uma análise das características dos serviços que são levadas em conta na avaliação de um meio de transporte. No caso do Metrô, os principais problemas são: itinerário fixo, não poder cortar caminhos; estação longe e é o preço.

As empresas responsáveis pelo transporte coletivo na Região Metropolitana de São Paulo realizam, periodicamente, desde 1985, pesquisas para conhecer a imagem de seus serviços junto aos usuários. As entidades patrocinadoras da pesquisa são: Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Cia. do Metropolitano de São Paulo (Metrô), São Paulo Transporte (SPTrans), Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo (Setpesp) e Sindicato das Empresas de Ônibus de São Paulo (Transurb).

(AM)